A crítica social na arte de Fidel Fernández

Na matéria a seguir, proveniente do portal eletrônico de notícias Paraguay.com e traduzida por nós, são exibidas dez obras do artista paraguaio Fidel Fernández, já reconhecido por suas pertinentes críticas aos diversos problemas de sua sociedade. Entre novembro e dezembro de 2013, muitas de suas pinturas estiveram em exposição no Centro Cultural El Cabildo, em Asunción. Aproveitamos para colocar seu trabalho à mostra também em nosso blog.

O caos urbano retratado em óleo

As assimetrias de uma sociedade dividida, que excluí e discrimina, são insumos para o pintor Fidel Fernández, um artista singular que se foca em por em evidência a crise de valores.

Fonte: Paraguay.com, 21 de novembro de 2013. Tradução Livre.
Link: http://paraguay.com/fotonoticias/el-caos-urbano-plasmado-en-oleo-98919

Fernández (24 de abril de 1984 – San Juan del Ñeembucú) habilitou, neste 18 de novembro [2013], uma mostra com seus últimos trabalhos no Centro Cultural El Cabildo. Do Chaco, onde vive e observa a vida cotidiana, Fidel tem sabido conjugar realidade e fantasia, sempre a partir de uma ótica aguda e crítica de uma sociedade que oscila entre a frivolidade e o aborrecimento, entre a desesperança e o despejo.
A seguir, oferecemos uma revisão visual das obras que estão em exposição no Cabildo até o próximo 6 de dezembro [de 2013].

1
Óleo sobre tela (175 cm x 240 cm) denominado CDE, uma das obras criadas este ano [2013] por Fidel.

2
“Dedo índice”, obra criada em 2012, uma alegoria à corrupção. (Óleo sobre tela de 98 cm x 130 cm)

3
“Divina comedia”, um olhar descarnado das tradições religiosas e de como procedem. (Óleo sobre lienzo 150 cm x 200 cm)

4
Uma descrição pictórica e cru sobre a educação no Paraguai é palpável no quadro “Escuela mangoguy”, obra realizada em 2012. (Óleo 150 cm x 200 cm)

5
Tríptico denominado “Mano de obra”, óleo sobre tela de 115 cm x 150 cm, 40 cm x 60 cm, 40 cm x 60 cm

6
Um dos déficits mais urgentes do país, a saúde, também recebe as cores e as formas críticas de Fidel. Óleo em tela denominado “Muestra médica”. (Óleo de 150 cm x 200 cm, del año 2010).

7
Obra denominada “Piriri Pororó”, do ano de 2012. Óleo sobre tela de 150 cm x 200 cm)

8
A vida mesma, com seus dramas, com o lado mais escuro, tal qual acontece nos programas de entretenimento de hoje, é retratada em “Reality”, óleo sobre tela de 145 cm x 195 cm, feita este ano [2013].

9
Uma das obras emblemáticas de Fidel Fernández. A vida no interior de uma prisão. O óleo “Tacumbú”, de 200 cm x 275 cm, realizada em 2012, representa um dos retratos mais ásperos da emblemática realidade que se vive dia a dia no principal centro de reclusão de Asunción.

10
“Zoon politikon” (óleo sobre tela de 90 cm x 100 cm)

Anúncios

Sobre paraguaiteete

O Núcleo Cultural Guarani “Paraguay Teete” nasceu em junho de 2009 em São Paulo, Brasil, da mão de admiradores da cultura guarani residentes nessa cidade para difundir a rica cultura da República do Paraguai. Dentre os principais objetivos do Núcleo, podemos destacar: 1. Gerar uma imagem diferente daquela que muitos brasileiros têm do país (como por exemplo, a ideia de que o Paraguai se reduz a Ciudad del Este) por meios de eventos culturais tais como apresentações de documentários, palestras, gastronomia, música e cursos. 2. Fortalecer a identidade cultural de paraguaios e descendentes residentes no Brasil por meio da difusão permanente da cultura e da língua Guarani. 3. Proporcionar espaços e contatos para os profissionais paraguaios das diferentes modalidades artísticas, dando-lhes a possibilidade de ter acesso ao rico circuito cultural brasileiro e, em contrapartida, oferecer a mesma oportunidade para brasileiros que queiram conhecer ou desfrutar da autêntica cultura paraguaia. 4. Defender a dignidade, a imagem e a história do Paraguai e dos seus descendentes perante situações discriminatórias, tratos pejorativos, piadas e chacotas que a mídia do Brasil vem produzindo constantemente. 5. Acionar a Polícia Federal contra criminoso que usam a internet para caluniar com comentários racistas que violem a Lei Nº 7.716/89: Art. 1° diz “Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. Assim como o Art. 20° que diz “Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. El Núcleo en castellano: El Núcleo Cultural Guaraní "Paraguay Teete" nació en junio de 2009 en la ciudad de São Paulo, Brasil, de la mano de admiradores de la cultura guarani residentes en esta ciudad para difundir la rica cultura de la República del Paraguay. Entre los objetivos se encuentran: 1. Generar una imagen diferente de la que los brasileños tienen del país (entre otras ideas de que piensan que Paraguay se reduce a Ciudad del Este). 2. Fortalecer la identidad cultural del paraguayo y de sus desendientes residentes en el Brasil a través de la difusión permanente de la Cultura Guaraní resaltando siempre el idioma Guaraní. 3. Proporcionar espacios y contactos para los profesionales de las diferentes modalidades artísticas, dándoles la posibilidad de acceder al rico circuito cultural brasileño y a
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s