Paraguaio desenvolve potencial biométrico do eletroencefalograma

A identificação pessoal tornou-se elemento onipresente em nossas vidas, faces e impressões
[11/02/2014]

Gabriel Fernando Alvarez Silva

Gabriel Fernando Alvarez Silva

O estudante Gabriel Fernando Alvarez Silva (foto) sob orientação do professor Aparecido Nilceu Marana do Departamento de Computação da FC, na disciplina de Estudos Especiais desenvolveu o trabalho “O Potencial Biométrico do EEG”. A pesquisa nesta disciplina busca inserir o aluno no tema escolhido, neste caso o da Biometria utilizando o EEG.

Nos tempos atuais, a identificação pessoal tornou-se elemento onipresente em nossas vidas. Constantemente utilizamos senhas para acessarmos conta bancária, a caixa de entrada do correio eletrônico, as redes sociais. Também utiliza-se as impressões digitais para empréstimos de livros na biblioteca, adentrar academia de ginástica e uma infinidade de outras aplicações que utilizam um método de segurança para permitir o acesso a algum lugar ou a utilização de serviços. Observa-se que senhas e impressões digitais são métodos muito utilizados na autenticação e reconhecimento de pessoas, oferece porém, um alto risco de serem manipulados ou burlados por terceiros, principalmente as senhas. A popularização dos aparelhos móveis como os celulares e os smartphones e a melhoria de transmissão de dados pela rede física e móvel, possibilitaram o surgimento de novos serviços, tais como a educação a distância, transações bancarias em sistemas móveis e o monitoramento em tempo real de pacientes.

O pesquisador conta que o trabalho foca as novas tecnologias que nos permitem acessar informações e serviços praticamente de qualquer lugar, tornando onipresente a computação em nossos dias, desta forma surge a necessidade de métodos de identificação ou autenticação de indivíduos para oferecer maior segurança e controle de acesso aos usuários. “Como a maioria dos traços biométricos mais amplamente utilizados, como por exemplo, faces e impressões digitais podem ser facilmente burlados, o estudo de novas características biométricas mais seguras torna-se necessário e nesse cenário o EEG (Eletroencefalograma) apresenta um grande potencial biométrico por sua universalidade, unicidade e dificuldade em ser falsificada”, explica. Ele ainda destaca que o trabalho apresenta um estudo sobre a caracterização EEG, o estado da arte de como potencial biométrico e os desafios futuros para esta área.

Destaca que as maiores dificuldades foram com a teoria, por ser um tema relativamente novo, a quantidade de pesquisas científicas envolvendo o assunto não foram poucas. No caso do Gabiel, ainda teve dificuldade de estudar um tema em que tinha pouco conhecimento ou quase nenhum, como exemplo a Neurologia/EEG.

Gabriel conta que a parte prática será realizada neste primeiro semestre de 2014. “Já podemos visualizar alguns problemas: existem pouquíssimas bases de dados públicas contendo EEG com quantidade significativa de sujeitos e ainda, que esses sujeitos não padeçam de nenhum tipo de patologia, como por exemplo epilepsia”, pontuou.

Relata que neste quesito, é fundamental obter dados de pessoas saudáveis, pois a vontade é criar uma base própria e para isso necessita de aparelhos que possam coletar esse tipo de dado e a dificuldade é que esses equipamentos utilizados nessa área de pesquisa não são vendidos no Brasil, dificultando a importação por parte de agências financiadoras.

O pesquisador disponibiliza um vídeo curto, interessante sobre um sensor de EEG móvel que será lançado nos EUA em abril e que foi um caso de sucesso, nele pode-se ver brevemente o tipo de aplicações que já estão sendo estudados no exterior e por alguns grupos no Brasil, utilizando a “mente” para controlar objetos, dirigir carros, criar arte e música, no aprendizado ativo de crianças e também adultos e muitas outras coisas interessantes:

Esse mesmo sensor nos possibilita obter dados do cérebro em tempo real, próprio para aplicações reais de biometria.

Outro ponto importante, segundo Gabriel, que vai ser discutido com mais profundidade é o embaraço ético que pode ocasionar o estudo de uma característica como é o EEG, que pode conter informação suficiente para descobrir se uma pessoa padece de alguma doença, como por exemplo, a epilepsia.

“A neurologia aliada à tecnologia já é uma realidade bastante difundida no exterior, por meio de estudos na área de visão computacional e, principalmente, em interface cérebro-computador. Na área de biometria, desconheço grupos que estejam pesquisando ativamente sobre o EEG aqui no Brasil”, esclarece Gabriel. Ainda conta que no dia-a-dia, está visualizando aplicações na área de educação, como por exemplo, a identificação de usuários de plataformas de ensino a distância (EaD); na área médica, com o monitoramento de pacientes à distância em tempo real; e em aplicações de autenticações e identificações diversas, utilizando sensores móveis e aparelhos smartphones.

“Pretendo defender no final deste ano o projeto do mestrado”, finalizou.

Fonte: João Moretti Jr – Assessoria de Imprensa/FC

http://www.fc.unesp.br/#!/noticia/9/potencial-biometrico-do-eletroencefalograma–eeg/

Anúncios

Sobre paraguaiteete

O Núcleo Cultural Guarani “Paraguay Teete” nasceu em junho de 2009 em São Paulo, Brasil, da mão de admiradores da cultura guarani residentes nessa cidade para difundir a rica cultura da República do Paraguai. Dentre os principais objetivos do Núcleo, podemos destacar: 1. Gerar uma imagem diferente daquela que muitos brasileiros têm do país (como por exemplo, a ideia de que o Paraguai se reduz a Ciudad del Este) por meios de eventos culturais tais como apresentações de documentários, palestras, gastronomia, música e cursos. 2. Fortalecer a identidade cultural de paraguaios e descendentes residentes no Brasil por meio da difusão permanente da cultura e da língua Guarani. 3. Proporcionar espaços e contatos para os profissionais paraguaios das diferentes modalidades artísticas, dando-lhes a possibilidade de ter acesso ao rico circuito cultural brasileiro e, em contrapartida, oferecer a mesma oportunidade para brasileiros que queiram conhecer ou desfrutar da autêntica cultura paraguaia. 4. Defender a dignidade, a imagem e a história do Paraguai e dos seus descendentes perante situações discriminatórias, tratos pejorativos, piadas e chacotas que a mídia do Brasil vem produzindo constantemente. 5. Acionar a Polícia Federal contra criminoso que usam a internet para caluniar com comentários racistas que violem a Lei Nº 7.716/89: Art. 1° diz “Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. Assim como o Art. 20° que diz “Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. El Núcleo en castellano: El Núcleo Cultural Guaraní "Paraguay Teete" nació en junio de 2009 en la ciudad de São Paulo, Brasil, de la mano de admiradores de la cultura guarani residentes en esta ciudad para difundir la rica cultura de la República del Paraguay. Entre los objetivos se encuentran: 1. Generar una imagen diferente de la que los brasileños tienen del país (entre otras ideas de que piensan que Paraguay se reduce a Ciudad del Este). 2. Fortalecer la identidad cultural del paraguayo y de sus desendientes residentes en el Brasil a través de la difusión permanente de la Cultura Guaraní resaltando siempre el idioma Guaraní. 3. Proporcionar espacios y contactos para los profesionales de las diferentes modalidades artísticas, dándoles la posibilidad de acceder al rico circuito cultural brasileño y a
Esse post foi publicado em Prensa / Imprensa e marcado , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s