O paraguaio dos prêmios Óscar

Joaquín Baldwin, paraguaio diretor e animador de filmes da Walt Disney Animation Studios, conta como se aproxima da premiação do Óscar, levando em conta que o filme Frozen, um dos maiores sucessos de bilheteria, feito sob sua produção, conta com várias nomeações.

Fonte: Última Hora (PY), 1 de março de 2014. Tradução livre.
Link: http://m.ultimahora.com/el-paraguayo-los-premios-oscar-n771368.html?fb_action_ids=10152254355256287&fb_action_types=og.likes&fb_source=other_multiline&action_object_map=%5B1419359724978458%5D&action_type_map=%5B%22og.likes%22%5D&action_ref_map=%5B%5D

O animador e director paraguaio Joaquín Baldwin trabalhou no aclamado filme Frozen, produzido pela Walt Disney Animation Studios, que hoje é um dos fortes candidatos* aos prêmios Óscar 2014, que serão entregue neste domingo (02 de março).

Baldwin foi um dos que desenhou o filme, e trabalha no estúdio da Disney há 3 anos.

De Los Ángeles, concedeu uma entrevista ao portal estatal IP Paraguay e comentou sobre seu trabalho. “Ali nos encarregamos da cinematografia dos longa-metragens animados, nos encarregamos das câmeras, colocação dos personagens em cena (neste caso, modelos em 3D), composição das tomadas, trabalho editorial para definir as melhores tomadas e corte final das mesmas”, disse o jovem compatriota.

Acrescentou que sua participação na produção de Frozen se deu após a estreia do filme Ralph: O Demolidor. “Fui um dos primeiros a começar no departamento de layout do Frozen. Fui muito bem em Ralph, então decidiram me incorporar rapidamente no projeto seguinte. Tive muitas responsabilidades, me encarreguei de aproximadamente 300 tomadas no filme”, apontou.

Descreveu a experiência de seu trabalho como interessante, levando em conta que, a princípio, não confiava muito nos resultados. No entanto, para essa premiação, mostrou-se mais esperançoso, e disse: “estou seguro de que ganharemos dessa vez. Frozen já ganhou todos os outros prêmios importantes, o BAFTA, Annie Award, Golden Globes e outros, e, ainda que tenhamos uma competição de filmes muito bons, o produto surpreendeu este ano não só com boas críticas, mas por ser uma das maiores bilheterias de toda a história do cinema”.

Também indicou que, com o filme, estão se aproximando de um bilhão de dólares em bilheteria, o que qualificou como um recorde enorme e inesperado.

Festa de premiação

Baldwin comentou que, no estúdio, será realizada uma “Óscar Party”, onde verão a premiação ao vivo todos juntos, com centenas de artistas que trabalharam no filme ao mesmo tempo.

“Sobre o Óscar de ‘melhor canção original’, é sempre difícil prever, mas temos boas chances de ganhar. Não ganhamos nos Golden Globes por ‘canção original’, mas temos ganhado em outros prêmios importantes”, disse o jovem diretor em referência à sua previsão sobre os resultados.

el-paraguayo-los-premios-oscar

Raízes paraguaias

Como principal inspiração e causadora de suas conquistas, destacou a educação que lhe deram seus pais e o efeito disso no enfoque de suas metas profissionais e em sua especialização nas artes e na ciência.

“Sigo com metas e projetos, como chegar a dirigir mais curtas animados e, em breve, longa-metragens. Estou apresentando várias ideias ao estúdio, o que envolve um processo muito longo, mas estou bem no caminho”, celebrou o paraguaio.

*Nota do tradutor: o filme Frozen acabou levando o prêmio de “melhor animação” no Óscar 2014.

Anúncios

Sobre paraguaiteete

O Núcleo Cultural Guarani “Paraguay Teete” nasceu em junho de 2009 em São Paulo, Brasil, da mão de admiradores da cultura guarani residentes nessa cidade para difundir a rica cultura da República do Paraguai. Dentre os principais objetivos do Núcleo, podemos destacar: 1. Gerar uma imagem diferente daquela que muitos brasileiros têm do país (como por exemplo, a ideia de que o Paraguai se reduz a Ciudad del Este) por meios de eventos culturais tais como apresentações de documentários, palestras, gastronomia, música e cursos. 2. Fortalecer a identidade cultural de paraguaios e descendentes residentes no Brasil por meio da difusão permanente da cultura e da língua Guarani. 3. Proporcionar espaços e contatos para os profissionais paraguaios das diferentes modalidades artísticas, dando-lhes a possibilidade de ter acesso ao rico circuito cultural brasileiro e, em contrapartida, oferecer a mesma oportunidade para brasileiros que queiram conhecer ou desfrutar da autêntica cultura paraguaia. 4. Defender a dignidade, a imagem e a história do Paraguai e dos seus descendentes perante situações discriminatórias, tratos pejorativos, piadas e chacotas que a mídia do Brasil vem produzindo constantemente. 5. Acionar a Polícia Federal contra criminoso que usam a internet para caluniar com comentários racistas que violem a Lei Nº 7.716/89: Art. 1° diz “Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. Assim como o Art. 20° que diz “Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. El Núcleo en castellano: El Núcleo Cultural Guaraní "Paraguay Teete" nació en junio de 2009 en la ciudad de São Paulo, Brasil, de la mano de admiradores de la cultura guarani residentes en esta ciudad para difundir la rica cultura de la República del Paraguay. Entre los objetivos se encuentran: 1. Generar una imagen diferente de la que los brasileños tienen del país (entre otras ideas de que piensan que Paraguay se reduce a Ciudad del Este). 2. Fortalecer la identidad cultural del paraguayo y de sus desendientes residentes en el Brasil a través de la difusión permanente de la Cultura Guaraní resaltando siempre el idioma Guaraní. 3. Proporcionar espacios y contactos para los profesionales de las diferentes modalidades artísticas, dándoles la posibilidad de acceder al rico circuito cultural brasileño y a
Esse post foi publicado em Eventos, Prensa / Imprensa e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s