“O Paraguai está nos altares do Vaticano”

Fonte: ABC Color (PY), 07 de maio de 2014. Tradução livre.
Link: http://www.abc.com.py/nacionales/paraguay-esta-en-los-altares-del-vaticano-1242403.html

A empresária Cecilia Fadul, de cuja loja foi adquirida a toalha de mesa de ñandutí presenteada ao Papa, valorizou o gesto do sumo pontífice de utilizar a peça de artesanato paraguaio durante uma missa no Vaticano.

Francisco e ñandutí
A toalha de mesa de ñandutí brilha radiante no altar sobre o qual Francisco celebrou ontem a missa na Casa Santa Marta, onde reside, nas proximidades da basílica de São Pedro. / Gentileza, IP Paraguay

“O Paraguai está nos altares do Vaticano”, destacou a empresária do setor, ressaltando que várias pessoas estiveram envolvidas na larga cadeia de elaboração, comercialização e promoção daquela peça artesanal.

Fadul disse que o fato de que uma obra feita por mãos paraguaias chegue até estas instâncias é prova do alto valor e da qualidade do trabalho local.

“No Paraguai há muita gente boa, gente trabalhadora. O que acontece é que as coisas más nos lastimam e, por isso, se sobressaem mais”, manifestou, em contato com o Canal 100.

Fadul comentou que quando a informaram ontem que o papa utilizou a toalha de mesa “parecia uma menina com seus sapatinhos novos”.

“Isso é como um reconhecimento ao nosso país, ao trabalho das artesãs, ao trabalho que todos nós fazemos”, manifestou.

Indicou que a toalha de mesa que está nas mãos do Papa foi tecida na localidade de Itauguá e demandou entre 8 e 12 meses de trabalho.

Trata-se de uma peça de três metros, elaborada totalmente à mão e “do nada, sem tear algum”, destacou.

“O ñandutí é um dos tecidos mais delicados, tanto em sua elaboração como em sua manutenção”, apontou.

Fadul comentou que a peça em questão esteve guardada desde o ano passado. “Estava aí, como se estivesse que alguém viesse a buscá-la”, manifestou.

Quando a informaram que se trataria de um presente tão especial, entregou a toalha de mesa em uma caixa com incrustações de nácar e madeira de diferentes cores, segundo detalhou.

“Sabemos que as personalidades recebem presentes de todo o mundo e, às vezes, é difícil usá-los todos. Por isso, para nós, é muito grandioso que (o Papa) tenha usado (a toalha de mesa) e, inclusive, tenha enviado uma carta de agradecimento”, expressou.

A toalha de mesa de ñandutí foi um presente do presidente da República, Horacio Cartes, em sua última visita ao Vaticano.

Anúncios

Sobre paraguaiteete

O Núcleo Cultural Guarani “Paraguay Teete” nasceu em junho de 2009 em São Paulo, Brasil, da mão de admiradores da cultura guarani residentes nessa cidade para difundir a rica cultura da República do Paraguai. Dentre os principais objetivos do Núcleo, podemos destacar: 1. Gerar uma imagem diferente daquela que muitos brasileiros têm do país (como por exemplo, a ideia de que o Paraguai se reduz a Ciudad del Este) por meios de eventos culturais tais como apresentações de documentários, palestras, gastronomia, música e cursos. 2. Fortalecer a identidade cultural de paraguaios e descendentes residentes no Brasil por meio da difusão permanente da cultura e da língua Guarani. 3. Proporcionar espaços e contatos para os profissionais paraguaios das diferentes modalidades artísticas, dando-lhes a possibilidade de ter acesso ao rico circuito cultural brasileiro e, em contrapartida, oferecer a mesma oportunidade para brasileiros que queiram conhecer ou desfrutar da autêntica cultura paraguaia. 4. Defender a dignidade, a imagem e a história do Paraguai e dos seus descendentes perante situações discriminatórias, tratos pejorativos, piadas e chacotas que a mídia do Brasil vem produzindo constantemente. 5. Acionar a Polícia Federal contra criminoso que usam a internet para caluniar com comentários racistas que violem a Lei Nº 7.716/89: Art. 1° diz “Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. Assim como o Art. 20° que diz “Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. El Núcleo en castellano: El Núcleo Cultural Guaraní "Paraguay Teete" nació en junio de 2009 en la ciudad de São Paulo, Brasil, de la mano de admiradores de la cultura guarani residentes en esta ciudad para difundir la rica cultura de la República del Paraguay. Entre los objetivos se encuentran: 1. Generar una imagen diferente de la que los brasileños tienen del país (entre otras ideas de que piensan que Paraguay se reduce a Ciudad del Este). 2. Fortalecer la identidad cultural del paraguayo y de sus desendientes residentes en el Brasil a través de la difusión permanente de la Cultura Guaraní resaltando siempre el idioma Guaraní. 3. Proporcionar espacios y contactos para los profesionales de las diferentes modalidades artísticas, dándoles la posibilidad de acceder al rico circuito cultural brasileño y a
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s