O guarani será incorporado na formação dos médicos

Fonte: E’a, 19 de junho de 2014. Tradução livre.
Link: http://ea.com.py/el-guarani-sera-incorporado-en-la-formacion-de-los-medicos/

A meta é que os profissionais da saúde consigam se comunicar corretamente com seus pacientes, fundamentalmente nas zonas rurais.

médicos py
Busca-se que os médicos consigam entender e se expressar em guarani.

A Secretaria de Políticas Linguísticas e a Faculdade de Medicina da Universidade Nacional de Asunción (UNA) firmarão um convênio a fim de incorporar o ensino do guarani na formação dos médicos. O objetivo é que os profissionais da saúde consigam se expressar de maneira oral e escrita na atenção aos pacientes, especialmente nas zonas rurais, onde o veículo de comunicação mais importante é a língua nativa.

O convênio será firmado entre a ministra-executiva da SPL, Ladislaa Alcaraz de Silvero, e o decano da Faculdade de Medicina, Aníbal Peris Manchini, em um ato a ser realizado nesta sexta-feira, 19 de junho, às 10h00, na sala de sessões do Conselho Diretivo, localizado na antiga sede do hospital escola, no bairro Sajonia.

Através do acordo, a Faculdade de Medicina assume o compromisso de revisar o programa de estudos para incluir o guarani como língua ensinada e de ensino na grade curricular, com vistas a cumprir o mandato da Lei 4251/10 de Línguas, que estabelece a incorporação do guarani como disciplina em todas as universidades do país, sejam públicas ou privadas. Assim, através da normativa, aprovada em 2010, estabelece-se a obrigação de que os funcionários públicos adquiram plenas competências linguísticas nos dois idiomas oficiais da República, ou seja, o castelhano e o guarani.

Dessa maneira, a Faculdade de Medicina realizará oficinas e cursos de língua guarani destinados a docentes, médicos, paramédicos e funcionários da universidade e do Hospital das Clínicas.

Imprecisão

Há dados imprecisos e contraditórios sobre a porcentagem da população monolíngue em guarani, situação agravada pelo fracasso do censo levado a cabo pelo governo de Federico Franco. As informações variam substancialmente, já que os dados preliminares do malogrado censo de 2012 indicavam que a população monolíngue em guarani era de somente 7,93%, verificando-se uma diminuição de 10% com referência ao censo de 2002, que registrou 27% da população que somente se comunica em guarani.

No entanto, no mesmo ano, o então ministro da SPL, Carlos Villagra Marsal, apontou que a população que só fala guarani chega a 38%.

Apesar disso, o certo é que uma parte importante da população rural é falante de guarani e enfrenta obstáculos no momento de ter acesso aos serviços públicos, que, além de serem, por si só, escassos, funcionam fundamentalmente em castelhano. Isso provoca especiais dificuldades quando se trata da saúde, já que os médicos e pacientes têm problemas para se entenderem ou se fazerem entender, o que prejudica os diagnósticos e o correto entendimento das prescrições.

Anúncios

Sobre paraguaiteete

O Núcleo Cultural Guarani “Paraguay Teete” nasceu em junho de 2009 em São Paulo, Brasil, da mão de admiradores da cultura guarani residentes nessa cidade para difundir a rica cultura da República do Paraguai. Dentre os principais objetivos do Núcleo, podemos destacar: 1. Gerar uma imagem diferente daquela que muitos brasileiros têm do país (como por exemplo, a ideia de que o Paraguai se reduz a Ciudad del Este) por meios de eventos culturais tais como apresentações de documentários, palestras, gastronomia, música e cursos. 2. Fortalecer a identidade cultural de paraguaios e descendentes residentes no Brasil por meio da difusão permanente da cultura e da língua Guarani. 3. Proporcionar espaços e contatos para os profissionais paraguaios das diferentes modalidades artísticas, dando-lhes a possibilidade de ter acesso ao rico circuito cultural brasileiro e, em contrapartida, oferecer a mesma oportunidade para brasileiros que queiram conhecer ou desfrutar da autêntica cultura paraguaia. 4. Defender a dignidade, a imagem e a história do Paraguai e dos seus descendentes perante situações discriminatórias, tratos pejorativos, piadas e chacotas que a mídia do Brasil vem produzindo constantemente. 5. Acionar a Polícia Federal contra criminoso que usam a internet para caluniar com comentários racistas que violem a Lei Nº 7.716/89: Art. 1° diz “Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. Assim como o Art. 20° que diz “Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. El Núcleo en castellano: El Núcleo Cultural Guaraní "Paraguay Teete" nació en junio de 2009 en la ciudad de São Paulo, Brasil, de la mano de admiradores de la cultura guarani residentes en esta ciudad para difundir la rica cultura de la República del Paraguay. Entre los objetivos se encuentran: 1. Generar una imagen diferente de la que los brasileños tienen del país (entre otras ideas de que piensan que Paraguay se reduce a Ciudad del Este). 2. Fortalecer la identidad cultural del paraguayo y de sus desendientes residentes en el Brasil a través de la difusión permanente de la Cultura Guaraní resaltando siempre el idioma Guaraní. 3. Proporcionar espacios y contactos para los profesionales de las diferentes modalidades artísticas, dándoles la posibilidad de acceder al rico circuito cultural brasileño y a
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s