Com o guarani, publicitários conquistam Cannes Lions: “A felicidade que sentimos nos transborda”

A agência publicitária paraguaia Biedermann/McCann obteve 2 Leões no festival publicitário mais importante do mundo, pela campanha “Tigo/Facebook em Guarani”. Agências paraguaias se colocam no mapa mundial com ideias frescas e inovadoras, asseguram.

Fonte: E’a, 19 de junho de 2014. Tradução livre.
Link: http://ea.com.py/con-el-guarani-publicistas-conquistan-cannes-lion-la-felicidad-que-sentimos-nos-desborda/

fb guarani
Os representantes da B/M em Cannes. Foto: Gentileza.

Cannes Lions é, sem dúvida, o festival mais importante da indústria publicitária no mundo, em que prestigiosas agências e marcas a nível global se encontram na cidade francesa de Cannes, do dia 15 ao dia 21 de junho.

A Biedermann/McCann esteve presente em seis categorias: Cyber, Mobile, Media, PR (Relações Públicas), Direct e Promo & Activations, com a campanha preparada “Tigo/Facebook em Guarani”.

Houve um total de 18 inscrições entre mais de 37 mil peças, das quais o caso obteve 5 finalistas ganhando 2 Leões na categoria Cyber: Leão de Prata em “Native Advertising” e Leão de Bronze em “Use of Social Data & Insight”.

fb guarani 2
O festival reúne as agências mais importantes do mundo. Foto: Gentileza.

O guarani

Sem dúvida, o guarani e sua história de luta cultural para prevalecer como idioma autóctone foram extremamente chamativos ao corpo de jurados internacional, que reconheceu a colaboração gerada pelas duas grandes companhias Tigo e Facebook, o gigante das redes sociais.

A tradução do Facebook ao guarani foi realizada graças à ajuda da Secretaria de Políticas Linguísticas da Nação. A agência ressalta que o trabalho constitui uma contribuição fundamental para a aplicação da Lei 4251/10 de Línguas, que estabelece reforços de ações positivas à língua guarani e à sua normalização oral e escrita no Estado e na sociedade.

Campanha exitosa

“O Facebook fortalece as relações humanas, eliminando as distâncias na hora de compartilhar com os amigos e a família. É a porta de entrada para o uso da internet; por isso, para a Tigo, [o Facebook] é um aliado-chave para cumprir com nossa visão de democratizar a conectividade, levando acesso à internet a todos os paraguaios e promovendo, assim, a igualdade de oportunidades, sendo que o melhor é fazê-lo em nosso próprio idioma, o guarani”, indicou Rodney Acevedo, gerente de marketing da Tigo Paraguai.

“Sempre confiamos nessa ideia por sua simplicidade e potência e porque nos representa como agência criativa, que aposta na cultura popular e nos consumidores para criar campanhas relevantes, assim como também nos representa como paraguaios”, expressou Enrique Biedermann, CEO da Biedermann/McCann Paraguay.

fb guarani 3
Enrique Biedermann. Foto: Gentileza.

Essa exitosa campanha nasceu respondendo a um plano de expansão, no qual o Facebook se associou com a telefonia móvel da Tigo, a primeira a realizar esta aliança na região, para promover a conexão e o acesso à internet no Paraguai a grande parte da população que não utiliza o serviço, obtendo 50% de crescimento no número de pessoas usando dados da internet e 70% de crescimento no uso diário. Isso se deve a um grande esforço que vêm realizando em conjunto ambas as companhias – como indicam. Inclusive, existe uma equipe exclusiva nos escritórios do Facebook atendendo o projeto da Tigo no Paraguai.

O caso “Tigo/Facebook em Guarani”, antes de conquistar 2 Leões em Cannes Lions, passou por duas grandes provas, conquistando duas pratas e uma final das quatro categorias inscritas no FIAP; enquanto que, no Festival El Sol, com cinco inscrições, conseguiu 1 Sol de Prata e 3 finais.

Para a B/M, o desempenho das agências paraguaias nos últimos festivais internacionais de publicidade demonstra o crescimento da indústria e como o país começa a se colocar no mapa mundial, com ideias frescas e inovadoras.

“A felicidade que sentimos nos transborda. Isso é fruto do esforço, dedicação e paixão com que trabalhamos dia a dia para conhecer profundamente o consumidor, alinhando-se à cultura popular, para, assim, criar campanhas tão criativas quanto relevantes”, asseverou Enrique Biedermann.

Confira alguns vídeos sobre a campanha realizada pela Tigo e pelo Facebook:

Caso Tigo/Facebook (em castelhano):

Caso Tigo/Facebook (em inglês):

Campanha da Tigo (em guarani):

Campanha da Tigo (em castelhano):

Anúncios

Sobre paraguaiteete

O Núcleo Cultural Guarani “Paraguay Teete” nasceu em junho de 2009 em São Paulo, Brasil, da mão de admiradores da cultura guarani residentes nessa cidade para difundir a rica cultura da República do Paraguai. Dentre os principais objetivos do Núcleo, podemos destacar: 1. Gerar uma imagem diferente daquela que muitos brasileiros têm do país (como por exemplo, a ideia de que o Paraguai se reduz a Ciudad del Este) por meios de eventos culturais tais como apresentações de documentários, palestras, gastronomia, música e cursos. 2. Fortalecer a identidade cultural de paraguaios e descendentes residentes no Brasil por meio da difusão permanente da cultura e da língua Guarani. 3. Proporcionar espaços e contatos para os profissionais paraguaios das diferentes modalidades artísticas, dando-lhes a possibilidade de ter acesso ao rico circuito cultural brasileiro e, em contrapartida, oferecer a mesma oportunidade para brasileiros que queiram conhecer ou desfrutar da autêntica cultura paraguaia. 4. Defender a dignidade, a imagem e a história do Paraguai e dos seus descendentes perante situações discriminatórias, tratos pejorativos, piadas e chacotas que a mídia do Brasil vem produzindo constantemente. 5. Acionar a Polícia Federal contra criminoso que usam a internet para caluniar com comentários racistas que violem a Lei Nº 7.716/89: Art. 1° diz “Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. Assim como o Art. 20° que diz “Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. El Núcleo en castellano: El Núcleo Cultural Guaraní "Paraguay Teete" nació en junio de 2009 en la ciudad de São Paulo, Brasil, de la mano de admiradores de la cultura guarani residentes en esta ciudad para difundir la rica cultura de la República del Paraguay. Entre los objetivos se encuentran: 1. Generar una imagen diferente de la que los brasileños tienen del país (entre otras ideas de que piensan que Paraguay se reduce a Ciudad del Este). 2. Fortalecer la identidad cultural del paraguayo y de sus desendientes residentes en el Brasil a través de la difusión permanente de la Cultura Guaraní resaltando siempre el idioma Guaraní. 3. Proporcionar espacios y contactos para los profesionales de las diferentes modalidades artísticas, dándoles la posibilidad de acceder al rico circuito cultural brasileño y a
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s