A língua guarani terá uma semana de celebrações

A Secretaria de Políticas Linguísticas (SPL) apresentou ontem [05/08] o evento Rohayhu che ñe’ê. Uma semana em língua guarani. Trata-se de um desafio lançado a todo o Paraguai de se viver acompanhado da língua guarani durante uma semana, nos diferentes âmbitos que conformam a sociedade.

Fonte: Última Hora (PY), 6 de agosto de 2014. Tradução livre.
Link: http://m.ultimahora.com/la-lengua-guarani-tendra-una-semana-celebraciones-n818308.html

A jornada começará na segunda-feira, dia 25 de agosto, data em que se comemora o dia do idioma guarani, e se estenderá até sábado, dia 30 de agosto, com uma maratona pela rua Palma, com eventos artísticos alusivos ao guarani e a seu uso.

“Queremos celebrar o idioma guarani. Viver cada dia dessa semana em guarani, realizando as funções comunicativas na língua guarani”, indicou a ministra de Políticas Linguísticas, Ladislaa Alcaraz de Silvero.

Silvero adiantou que, nos festejos, serão incluídos debates sobre o guarani na educação, nos meios de comunicação, na publicidade, nos filmes, na administração pública, etc., e painéis literários sobre o guarani, entre outros. “Todos esses temas são interessantes para mostrar o outro lado, digno, da língua guarani. Também teremos uma noite de homenagens aos cultivadores da língua, aos comprometidos com ela, que temos tanto dentro como fora de nosso país. Pessoas que têm vivido no exílio, como Carlos Federico Abente, um poeta centenário que escreve em guarani e vive na Argentina”, apontou Alcaraz.

OBJETIVOS

Com os eventos desta semana, a SPL busca contribuir com o fortalecimento da identidade nacional, fomentar o uso normal da língua guarani como língua oficial do Paraguai; elevar o orgulho da população por sua língua e sensibilizar os cidadãos sobre a importância de viver nas duas línguas oficiais do país.

Ademais, busca-se impulsionar o uso cotidiano do guarani como ferramenta de trabalho e convivência social e proteger o caráter pluricultural e plurilíngue do Paraguai.

Anúncios

Sobre paraguaiteete

O Núcleo Cultural Guarani “Paraguay Teete” nasceu em junho de 2009 em São Paulo, Brasil, da mão de admiradores da cultura guarani residentes nessa cidade para difundir a rica cultura da República do Paraguai. Dentre os principais objetivos do Núcleo, podemos destacar: 1. Gerar uma imagem diferente daquela que muitos brasileiros têm do país (como por exemplo, a ideia de que o Paraguai se reduz a Ciudad del Este) por meios de eventos culturais tais como apresentações de documentários, palestras, gastronomia, música e cursos. 2. Fortalecer a identidade cultural de paraguaios e descendentes residentes no Brasil por meio da difusão permanente da cultura e da língua Guarani. 3. Proporcionar espaços e contatos para os profissionais paraguaios das diferentes modalidades artísticas, dando-lhes a possibilidade de ter acesso ao rico circuito cultural brasileiro e, em contrapartida, oferecer a mesma oportunidade para brasileiros que queiram conhecer ou desfrutar da autêntica cultura paraguaia. 4. Defender a dignidade, a imagem e a história do Paraguai e dos seus descendentes perante situações discriminatórias, tratos pejorativos, piadas e chacotas que a mídia do Brasil vem produzindo constantemente. 5. Acionar a Polícia Federal contra criminoso que usam a internet para caluniar com comentários racistas que violem a Lei Nº 7.716/89: Art. 1° diz “Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. Assim como o Art. 20° que diz “Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. El Núcleo en castellano: El Núcleo Cultural Guaraní "Paraguay Teete" nació en junio de 2009 en la ciudad de São Paulo, Brasil, de la mano de admiradores de la cultura guarani residentes en esta ciudad para difundir la rica cultura de la República del Paraguay. Entre los objetivos se encuentran: 1. Generar una imagen diferente de la que los brasileños tienen del país (entre otras ideas de que piensan que Paraguay se reduce a Ciudad del Este). 2. Fortalecer la identidad cultural del paraguayo y de sus desendientes residentes en el Brasil a través de la difusión permanente de la Cultura Guaraní resaltando siempre el idioma Guaraní. 3. Proporcionar espacios y contactos para los profesionales de las diferentes modalidades artísticas, dándoles la posibilidad de acceder al rico circuito cultural brasileño y a
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s