Comunidade paraguaia comemora Dia da Juventude em São Paulo

Por Mariana Serafini, do Portal Vermelho 

A presença da comunidade paraguaia na capital paulista cresce a passos largos, em busca de condições de vida melhores às proporcionadas no Paraguai, os jovens adotam São Paulo como terra para viver. Mas as tradições são seguidas à risca, e foi com esta intenção que a Associação Japayke realizou uma festa em comemoração ao Dia da Juventude neste domingo (28), na praça Areião, tradicionalmente ocupada pelo povo paraguaio.

O grupo Acuarela Paraguaya foi uma das principais atrações da atividade

O grupo Acuarela Paraguaya foi uma das principais atrações da atividade

A festa, realizada em parceria com o Cebrapaz, contou com a apresentação de artistas do Brasil, Bolívia, Equador, El Salvador e Paraguai. Além de participantes da Colômbia e do Peru. Através das apresentações foi possível identificar que, apesar de países diferentes, os jovens compartilham a mesma realidade ao chegar ao Brasil: extensas horas de trabalho que tornam a rotina análoga à escravidão.

Milhares desses jovens chegam ao Brasil apenas com um sonho na mochila: juntar dinheiro para ajudar a família e retornar a seus países, mas, muitas vezes, não conseguem se consolidar em solo tupiniquim, além de enfrentar dificuldades com documentação e a barreira do idioma. A Japayke busca – por meio de atividades culturais, debates e ações de integração – esclarecer os jovens imigrantes sobre seus direitos e deveres, além de orientá-los para agir da melhor forma com relação às ofertas de trabalho.

Festas, como esta realizada neste domingo, conseguem fortalecer os laços, não só do povo guarani, mas das demais comunidades de imigrantes da América Latina residentes em São Paulo.

Em meio às barracas de comidas típicas, atividades recreativas e esportivas para as crianças, apresentações folclóricas e muita música, a alegria toma conta e, por algumas horas a realidade difícil de quem, por vezes passa mais de 12 horas em frente a uma máquina de costura, é esquecida.

Para Léo Ramírez, da Associação Japayke, os jovens tiveram a oportunidade de passar “um domingo em família”. “Fizemos uma bonita homenagem aos jovens com um evento de diversidade de gênero, religiões, nacionalidades e raças, onde todos se divertiram e passaram um lindo domingo em família, com mensagens de integração que cada artista passou”.

Confira a galeria de imagens:

15205332139_708b601dd4

15392083765_faef544a8a

15391756422_113e2b1135

Fonte: http://www.vermelho.org.br/noticia/250355-11

Anúncios

Sobre paraguaiteete

O Núcleo Cultural Guarani “Paraguay Teete” nasceu em junho de 2009 em São Paulo, Brasil, da mão de admiradores da cultura guarani residentes nessa cidade para difundir a rica cultura da República do Paraguai. Dentre os principais objetivos do Núcleo, podemos destacar: 1. Gerar uma imagem diferente daquela que muitos brasileiros têm do país (como por exemplo, a ideia de que o Paraguai se reduz a Ciudad del Este) por meios de eventos culturais tais como apresentações de documentários, palestras, gastronomia, música e cursos. 2. Fortalecer a identidade cultural de paraguaios e descendentes residentes no Brasil por meio da difusão permanente da cultura e da língua Guarani. 3. Proporcionar espaços e contatos para os profissionais paraguaios das diferentes modalidades artísticas, dando-lhes a possibilidade de ter acesso ao rico circuito cultural brasileiro e, em contrapartida, oferecer a mesma oportunidade para brasileiros que queiram conhecer ou desfrutar da autêntica cultura paraguaia. 4. Defender a dignidade, a imagem e a história do Paraguai e dos seus descendentes perante situações discriminatórias, tratos pejorativos, piadas e chacotas que a mídia do Brasil vem produzindo constantemente. 5. Acionar a Polícia Federal contra criminoso que usam a internet para caluniar com comentários racistas que violem a Lei Nº 7.716/89: Art. 1° diz “Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. Assim como o Art. 20° que diz “Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. El Núcleo en castellano: El Núcleo Cultural Guaraní "Paraguay Teete" nació en junio de 2009 en la ciudad de São Paulo, Brasil, de la mano de admiradores de la cultura guarani residentes en esta ciudad para difundir la rica cultura de la República del Paraguay. Entre los objetivos se encuentran: 1. Generar una imagen diferente de la que los brasileños tienen del país (entre otras ideas de que piensan que Paraguay se reduce a Ciudad del Este). 2. Fortalecer la identidad cultural del paraguayo y de sus desendientes residentes en el Brasil a través de la difusión permanente de la Cultura Guaraní resaltando siempre el idioma Guaraní. 3. Proporcionar espacios y contactos para los profesionales de las diferentes modalidades artísticas, dándoles la posibilidad de acceder al rico circuito cultural brasileño y a
Esse post foi publicado em Cultura, Prensa / Imprensa e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s