Violonista paraguaia Daiana Ferreira estreará nos Estados Unidos

A violonista paraguaia Daiana Ferreira estreará como solista durante o mês de outubro nos Estados Unidos, especificamente em Washington e Nova Iorque. Ferreira interpretará temas de compositores espanhóis e do grande Agustín Pio Barrios.

Fonte: Última Hora (PY), 27 de setembro de 2014. Tradução livre.
Link: http://www.ultimahora.com/guitarrista-paraguaya-daiana-ferreira-debutara-eeuu-n833601.html

Ferreira
Daiana Ferreira é a diretora executiva da Sociedade Bach do Paraguai, presidida pelo maestro Diego Sánchez Haase. Foto: Raul Cañete.

Após ter participado como artista e membro de jurado na 19ª edição do Festival Internacional de Violões do Nordeste (México), em junho deste ano, a talentosa violonista se prepara para sua estreia nos Estados Unidos.

“É muito privilégio. Eu, até agora, não creio ao ver o nome do Paraguai e de Mangoré nas webs de ambos lugares onde vou tocar”, disse Daiana, em comunicação com o Última Hora.com.

Seu concerto como solista será na próxima sexta-feira, 3 de outubro, às 18h (horário local), no Millenium Stage do Kennedy Center for the Performing Arts (Washington D.C.). O evento faz parte da temporada 2014-2015 do prestigioso Centro Cultural, e conta com o apoio da Embaixada do Paraguai nos Estados Unidos.

“Meu concerto é um dos primeiros da temporada. A sala na que vou tocar tem uma capacidade estimada de 300 pessoas”, comentou a violonista.

Em seu show, Ferreira apresentará obras de compositores espanhóis como Fernando Sor e Francisco Tárrega, e temas de Agustín Pio Barrios como “La Catedral”, “Madrigal” e “Gran Trémolo”.

Ademais, no domingo, dia 5 de outubro, Daiana se apresentará no Carnegie Hall (Nova Iorque), considerado, hoje em dia, um dos lugares ilustres dos Estados Unidos tanto para os músicos clássicos como para os populares.

“Comecei a falar com as pessoas do Carnegie há uns três anos, com o departamento artístico que faz a programação. O trâmite se estende bastante pela quantidade de músicos que pedem para tocar lá. Por isso, no começo de maio confirmei a data”, explicou Daiana, que, anteriormente, já havia se apresentado em países como Argentina, Bolívia, Brasil, Colômbia, Egito, Espanha, Itália, Japão, México, Peru, Portugal e Venezuela.

Entre seus concertos, destacamos um no Palácio Foz de Lisboa (Portugal), outro no Instituto Cervantes de Cairo (Egito), no Real Monastério de El Escorial (Espanha) e, também, no Centro Cultural do Banco do Brasil (Rio de Janeiro).

Ao voltar dos Estados Unidos, a violonista viajará ao Chile para participar do Festival Entrecuerdas, que será realizado de 8 a 13 de outubro, em Santiago.

Daiana Ferreira é atualmente a diretora executiva da Sociedade Bach do Paraguai, presidida pelo maestro Diego Sánchez Haase. Em maio deste ano, a musicista foi diretora artística e executiva do Festival “Violões Latinos”, que reuniu destacados compositores como Alberto Cumplido, David Coto e Martín Madrigal.

Confira a interpretação de Daiana Ferreira da peça Julia Florida, de Agustín Barrios:

Anúncios

Sobre paraguaiteete

O Núcleo Cultural Guarani “Paraguay Teete” nasceu em junho de 2009 em São Paulo, Brasil, da mão de admiradores da cultura guarani residentes nessa cidade para difundir a rica cultura da República do Paraguai. Dentre os principais objetivos do Núcleo, podemos destacar: 1. Gerar uma imagem diferente daquela que muitos brasileiros têm do país (como por exemplo, a ideia de que o Paraguai se reduz a Ciudad del Este) por meios de eventos culturais tais como apresentações de documentários, palestras, gastronomia, música e cursos. 2. Fortalecer a identidade cultural de paraguaios e descendentes residentes no Brasil por meio da difusão permanente da cultura e da língua Guarani. 3. Proporcionar espaços e contatos para os profissionais paraguaios das diferentes modalidades artísticas, dando-lhes a possibilidade de ter acesso ao rico circuito cultural brasileiro e, em contrapartida, oferecer a mesma oportunidade para brasileiros que queiram conhecer ou desfrutar da autêntica cultura paraguaia. 4. Defender a dignidade, a imagem e a história do Paraguai e dos seus descendentes perante situações discriminatórias, tratos pejorativos, piadas e chacotas que a mídia do Brasil vem produzindo constantemente. 5. Acionar a Polícia Federal contra criminoso que usam a internet para caluniar com comentários racistas que violem a Lei Nº 7.716/89: Art. 1° diz “Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. Assim como o Art. 20° que diz “Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. El Núcleo en castellano: El Núcleo Cultural Guaraní "Paraguay Teete" nació en junio de 2009 en la ciudad de São Paulo, Brasil, de la mano de admiradores de la cultura guarani residentes en esta ciudad para difundir la rica cultura de la República del Paraguay. Entre los objetivos se encuentran: 1. Generar una imagen diferente de la que los brasileños tienen del país (entre otras ideas de que piensan que Paraguay se reduce a Ciudad del Este). 2. Fortalecer la identidad cultural del paraguayo y de sus desendientes residentes en el Brasil a través de la difusión permanente de la Cultura Guaraní resaltando siempre el idioma Guaraní. 3. Proporcionar espacios y contactos para los profesionales de las diferentes modalidades artísticas, dándoles la posibilidad de acceder al rico circuito cultural brasileño y a
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Violonista paraguaia Daiana Ferreira estreará nos Estados Unidos

  1. gostaria de saber onde fica o “paraguaiteete em são paulo, e se é dirigidos por parauaios.
    jbaptista
    obrigado
    agdresp

    jbaptista74@hotmail.com

    • paraguaiteete disse:

      Olá, João Baptista,

      Por falta de recursos, não temos um local próprio. Todas as nossas atividades são administradas pela internet, principalmente pelo blog, mas também por meio do Facebook e do correio eletrônico. Entre nossos colaboradores há tanto paraguaios como brasileiros que se dispõem a contribuir com o trabalho de promoção da cultura do Paraguai.
      Há alguma razão específica para o seu questionamento?

      Agradecemos seu interesse e nos colocamos sempre à disposição.

      Um grande abraço!

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s