Rocha tocará obras de Agustín Barrios em Milão

Glauber

O violonista brasileiro  Glauber Rocha se apresentará em Milão (Itália),  na Casa Verdi  no dia 31 de outubro em um recital de violão clássico.

‘Casa Verdi “, é como sempre foi chamada. Nunca “Casa di Riposo por Musicisti” (casa de repouso para músicos) – embora a palavra “riposo” (repouso), escolhido pelo próprio Verdi, é tão intensa e brilhante; nunca eram palavras como “instituição”, “fundação”, ou “instituto” usado. Simplesmente “Casa Verdi”, como se ele ainda morasse lá, como se alguém que vai lá poderia encontrá-lo. Verdi foi enterrado nessa casa: há a cripta – solene, em um estilo que não consegue ser austero mas quase superabundante- concebido pelo poeta e libretista Arrigo Boito e por seu irmão Camillo, arquiteto do edifício.

Glauber Rocha, é um músico jovem, brasileiro, que possui um alto nível técnico  como instrumentista, ele é um dos expoentes da nova geração de violonistas brasileiros.

Iniciou seus estudos musicais ao piano com cinco anos de idade, aos doze anos passou a estudar violão com o Prof. Aparecido Dias dos Santos. Graduou-se em 2009 pela Universidade de São Paulo tendo como orientador o Prof. Dr. Edelton Gloeden. No mesmo ano, em sua primeira participação em concursos internacionais, obteve por unanimidade o  primeiro prêmio no Agustin Barrios World Wide Web. Apresentou-se no Brasil, Costa Rica, Paraguay, Alemanha, Italia e Portugal, tocando em salas importantes tais como: Kleiner Konzertsaal, Carl-Orff-Saal e Black Box no Gasteig em Munique (Alemanha), Teatro Nacional de Asunción (Paraguay), Teatro Rondon Pacheco em Uberlândia, MASP e Sala Jardel Filho CCSP em São Paulo, Teatro da Urca em Poços de Caldas, entre outros. Participou de masterclasses com Fabio Zanon, Eduardo Meirinhos, Camilo Carrara, Paolo Pegoraro e Jonathan Leathwood.

Glauber Rocha foi regido pelo consagrado violonista, compositor e maestro Leo Brouwer, integrando o grupo que fez a primeira audição no Brasil de Los Negros Brujos se Diverten do mestre cubano. Em 2013 foi convidado para dar concerto no IV Festival Internacional de Violão Leo Brouwer, ao lado de grandes nomes do violão mundial, dentre eles: David Russell, Jonathan Leathwood, Duo Assad, Ana Vidovic e Jorge Caballero, neste festival Glauber também foi o doppione de David Russel para o concerto Aranjuez de Joaquin Rodrigo.

Em 2013, Glauber foi recitalista convidado em prestigiadas séries de música de câmara na Alemanha e Brasil:  em Munique, Virtuoses de la Guitarre e Winners & Masters. Em São Paulo, Araraquara e Ribeirão Preto: Movimento Violão. Cursou o Master of Music com o professor Franz Halasz na Hochschule Für Musik und Theather em Munique-Alemanha, atualmente dedica-se a carreira de concertista.

Fonte: http://br-connections.com/o-violonista-glauber-rocha-se-apresentara-em-milao

Anúncios

Sobre paraguaiteete

O Núcleo Cultural Guarani “Paraguay Teete” nasceu em junho de 2009 em São Paulo, Brasil, da mão de admiradores da cultura guarani residentes nessa cidade para difundir a rica cultura da República do Paraguai. Dentre os principais objetivos do Núcleo, podemos destacar: 1. Gerar uma imagem diferente daquela que muitos brasileiros têm do país (como por exemplo, a ideia de que o Paraguai se reduz a Ciudad del Este) por meios de eventos culturais tais como apresentações de documentários, palestras, gastronomia, música e cursos. 2. Fortalecer a identidade cultural de paraguaios e descendentes residentes no Brasil por meio da difusão permanente da cultura e da língua Guarani. 3. Proporcionar espaços e contatos para os profissionais paraguaios das diferentes modalidades artísticas, dando-lhes a possibilidade de ter acesso ao rico circuito cultural brasileiro e, em contrapartida, oferecer a mesma oportunidade para brasileiros que queiram conhecer ou desfrutar da autêntica cultura paraguaia. 4. Defender a dignidade, a imagem e a história do Paraguai e dos seus descendentes perante situações discriminatórias, tratos pejorativos, piadas e chacotas que a mídia do Brasil vem produzindo constantemente. 5. Acionar a Polícia Federal contra criminoso que usam a internet para caluniar com comentários racistas que violem a Lei Nº 7.716/89: Art. 1° diz “Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. Assim como o Art. 20° que diz “Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. El Núcleo en castellano: El Núcleo Cultural Guaraní "Paraguay Teete" nació en junio de 2009 en la ciudad de São Paulo, Brasil, de la mano de admiradores de la cultura guarani residentes en esta ciudad para difundir la rica cultura de la República del Paraguay. Entre los objetivos se encuentran: 1. Generar una imagen diferente de la que los brasileños tienen del país (entre otras ideas de que piensan que Paraguay se reduce a Ciudad del Este). 2. Fortalecer la identidad cultural del paraguayo y de sus desendientes residentes en el Brasil a través de la difusión permanente de la Cultura Guaraní resaltando siempre el idioma Guaraní. 3. Proporcionar espacios y contactos para los profesionales de las diferentes modalidades artísticas, dándoles la posibilidad de acceder al rico circuito cultural brasileño y a
Esse post foi publicado em Prensa / Imprensa e marcado , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s