Crise argentina impulsiona migração de paraguaios a São Paulo

Migración

A chegada de paraguaios ao Brasil na qualidade de imigrantes disparou na última década, e a população oriunda do Paraguai já constitui o quarto maior coletivo de estrangeiros na região metropolitana de São Paulo, depois de portugueses, bolivianos e chineses, segundo um estudo realizado para o Centro de Estudos Migratórios. A maior parte (50,3%) dos nascidos no Paraguai que vivem na região metropolitana da maior cidade do Brasil chegou depois de 2005. O processo migratório de paraguaios a São Paulo se intensificou a partir da crise argentina, agudizada em 2001 e 2002.

Fonte: Brasil 247, 8 de novembro de 2014. Tradução livre.

Link: http://es.brasil247.com/es/247/brasil_global/3919/Crisis-argentina-impulsa-migraci%C3%B3n-de-paraguayos-a-Sao-Paulo.htm

A chegada de paraguaios ao Brasil na qualidade de imigrantes disparou na última década, e a população oriunda do Paraguai já constitui o quarto maior coletivo de estrangeiros na região metropolitana de São Paulo, depois dos portugueses, bolivianos e chineses, segundo um estudo realizado para o Centro de Estudos Migratórios.

A maior parte (50,3%) de todos os nascidos no Paraguai que vivem na região metropolitana da maior cidade do Brasil se estabeleceu depois de 2005, e, segundo o estudo, dois em cada três paraguaios que se mudaram ao Brasil o fizeram depois dos anos 2000.

“São Paulo está a apenas uma madrugada de ônibus da fronteira com o Paraguai. Dependendo da época do ano, a passagem pode custar menos de 200 reais. Desse modo, o custo do traslado, a distância e a situação econômica ascendente do país na primeira década dos anos 2000 são fatores para explicar o incremento recente dos paraguaios em São Paulo”, indicou o trabalho coordenado pelos sociólogos Tiago Rangel Côrtes e Carlos Freire da Silva.

A imigração à região metropolitana de São Paulo, contudo, nem sempre foi a primeira opção dos paraguaios.

Ao longo da década de 1990, o Brasil não foi destino prioritário: apenas 15,1% da população paraguaia que reside na região metropolitana ingressaram entre 1981 e 2000. “Foi a partir da crise argentina de 1990, agudizada em 2001 e 2002, que os paraguaios começaram a ir em maior quantidade rumo a São Paulo e à Espanha”.

Os dados do Ministério da Justiça, de 2011, mostram que 17.604 paraguaios vivem na região metropolitana de São Paulo, mas o consulado do Paraguai e as organizações Paraguay Teete e Japayke indicam entre 40.000 e 60.000 paraguaios na zona.

Anúncios

Sobre paraguaiteete

O Núcleo Cultural Guarani “Paraguay Teete” nasceu em junho de 2009 em São Paulo, Brasil, da mão de admiradores da cultura guarani residentes nessa cidade para difundir a rica cultura da República do Paraguai. Dentre os principais objetivos do Núcleo, podemos destacar: 1. Gerar uma imagem diferente daquela que muitos brasileiros têm do país (como por exemplo, a ideia de que o Paraguai se reduz a Ciudad del Este) por meios de eventos culturais tais como apresentações de documentários, palestras, gastronomia, música e cursos. 2. Fortalecer a identidade cultural de paraguaios e descendentes residentes no Brasil por meio da difusão permanente da cultura e da língua Guarani. 3. Proporcionar espaços e contatos para os profissionais paraguaios das diferentes modalidades artísticas, dando-lhes a possibilidade de ter acesso ao rico circuito cultural brasileiro e, em contrapartida, oferecer a mesma oportunidade para brasileiros que queiram conhecer ou desfrutar da autêntica cultura paraguaia. 4. Defender a dignidade, a imagem e a história do Paraguai e dos seus descendentes perante situações discriminatórias, tratos pejorativos, piadas e chacotas que a mídia do Brasil vem produzindo constantemente. 5. Acionar a Polícia Federal contra criminoso que usam a internet para caluniar com comentários racistas que violem a Lei Nº 7.716/89: Art. 1° diz “Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. Assim como o Art. 20° que diz “Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. El Núcleo en castellano: El Núcleo Cultural Guaraní "Paraguay Teete" nació en junio de 2009 en la ciudad de São Paulo, Brasil, de la mano de admiradores de la cultura guarani residentes en esta ciudad para difundir la rica cultura de la República del Paraguay. Entre los objetivos se encuentran: 1. Generar una imagen diferente de la que los brasileños tienen del país (entre otras ideas de que piensan que Paraguay se reduce a Ciudad del Este). 2. Fortalecer la identidad cultural del paraguayo y de sus desendientes residentes en el Brasil a través de la difusión permanente de la Cultura Guaraní resaltando siempre el idioma Guaraní. 3. Proporcionar espacios y contactos para los profesionales de las diferentes modalidades artísticas, dándoles la posibilidad de acceder al rico circuito cultural brasileño y a
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Crise argentina impulsiona migração de paraguaios a São Paulo

  1. Giancarlo disse:

    Caros, conhecem algum restaurante paraguaio aqui em SP?

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s