Paraguay Pu, canal exclusivo de música paraguaia no Youtube

Fonte: Rocío Cáceres (Última Hora, PY), 16 de fevereiro de 2015. Tradução livre.

Link: http://www.ultimahora.com/paraguay-pu-canal-exclusivo-musica-paraguaya-youtube-n872837.html

O canal online oferece cerca de 700 vídeos do repertório nacional. O espaço, criado há quase dois anos com o objetivo de difundir a riqueza da música de nosso país, já conta com mais de 600.000 reproduções.

Paraguay Pu

Por Rocío Cáceres

rcaceres@uhora.com.py

A música paraguaia tem um novo espaço, desta vez no site Youtube, em que Roxy Álvarez, juntando sua paixão pela música de nosso país com seus conhecimentos informáticos, criou o canal Paraguay Pu, que reúne interpretações de diversos artistas com diferentes estilos.

“Há 700 vídeos de música paraguaia e muita vontade de seguir crescendo”, comenta, emocionada, a criadora do canal, que atualmente tem 1.300 seguidores e cerca de 644.000 reproduções.

A ideia de criar o espaço nasceu há pouco mais de dois anos, em março de 2013, indica Álvarez. “Uma amiga me disse que seria interessante fazer vídeos de música paraguaia, algo que me interessou. A partir dali, foi nascendo em mim uma inquietação, responsável, enfim, por gerar tudo isso”, relembra Roxy, acrescentando que começou a editar vídeos como forma de entretenimento, e que, hoje, “é uma paixão, um compromisso”.

AMOR À CULTURA. O objetivo do Paraguay Pu “é simplesmente o de difundir o que é nosso, que se conheça e chegue à maior quantidade de gente possível”, afirma sua criadora.

Álvarez explica que busca dar um apoio à difusão do conhecimento da cultura e da música do Paraguai.

“Quando comecei a preparar os vídeos não imaginei tudo o que eles iriam gerar nem a quantidade de coisas boas que trariam consigo”, conta Roxy, e acrescenta: “meu avô me transmitiu este amor profundo pelo Paraguay, e, neste projeto, encontrei uma maneira de canalizar isso”.

Como administradora do canal, Roxy indica que sua maior satisfação é receber comentários positivos, como: “Há anos, queria escutar essa canção e não a encontrava”, ou “esse tema me lembra meu pai, que amava a música paraguaia”, entre outros.

Álvarez dedica muito tempo ao canal, já que, além dos vídeos, ela cria acessos diretos e outras ferramentas.

“Com a ideia de facilitar a busca, fiz listas de reproduções organizadas por autor e por intérpretes. Também há playlists para datas especiais, como Dia das Mães, Natal, Dia dos Namorados, etc.”, conta a impulsionadora do projeto.

Esse trabalho, Roxy faz “por amor à arte”, indica, e o maior apoio recebe de sua família, que “entende o tempo que ela passa diante do computador”, e dos amigos que a incentivam a seguir adiante.

“Além disso, há pessoas que, com grande generosidade, puseram seus materiais discográficos à minha disposição para que pudesse compartilhá-los através do Youtube. E, em geral, os artistas que pude contatar receberam os vídeos com muita amabilidade”, diz.

VARIEDADE. Em Paraguay Pu, pode-se encontrar música de variados estilos, mas sempre dentro do nacional. Paraná, Rigoberto Arévalo, Ricardo Flecha, Marco de Brix, Lizza Bogado, Diana Barboza e grupos como Sembrador, Americanta, Los 3 Sudamericanos, Los Alfonso, Trovabohemia, Generación, Cumbreños, Surgente y Contrapunto são somente alguns dos artistas cujos vídeos podem ser apreciados no canal.

“Há músicas só em harpa ou em requinto. E também encontram-se canções dos grupos mais novos, como Perfil, Cumbrebohemia e outros”, acrescenta Roxy. “Com a mesma finalidade, administro com alguns amigos a página Paraguay Mandu’a, em que compartilhamos fotos, músicas e efemérides”, comenta.

Acesse o canal Paraguay Pu no Youtube através do link abaixo:

https://www.youtube.com/channel/UCe0wYmRMLvrib3vrGCn7fDg

Anúncios

Sobre paraguaiteete

O Núcleo Cultural Guarani “Paraguay Teete” nasceu em junho de 2009 em São Paulo, Brasil, da mão de admiradores da cultura guarani residentes nessa cidade para difundir a rica cultura da República do Paraguai. Dentre os principais objetivos do Núcleo, podemos destacar: 1. Gerar uma imagem diferente daquela que muitos brasileiros têm do país (como por exemplo, a ideia de que o Paraguai se reduz a Ciudad del Este) por meios de eventos culturais tais como apresentações de documentários, palestras, gastronomia, música e cursos. 2. Fortalecer a identidade cultural de paraguaios e descendentes residentes no Brasil por meio da difusão permanente da cultura e da língua Guarani. 3. Proporcionar espaços e contatos para os profissionais paraguaios das diferentes modalidades artísticas, dando-lhes a possibilidade de ter acesso ao rico circuito cultural brasileiro e, em contrapartida, oferecer a mesma oportunidade para brasileiros que queiram conhecer ou desfrutar da autêntica cultura paraguaia. 4. Defender a dignidade, a imagem e a história do Paraguai e dos seus descendentes perante situações discriminatórias, tratos pejorativos, piadas e chacotas que a mídia do Brasil vem produzindo constantemente. 5. Acionar a Polícia Federal contra criminoso que usam a internet para caluniar com comentários racistas que violem a Lei Nº 7.716/89: Art. 1° diz “Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. Assim como o Art. 20° que diz “Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. El Núcleo en castellano: El Núcleo Cultural Guaraní "Paraguay Teete" nació en junio de 2009 en la ciudad de São Paulo, Brasil, de la mano de admiradores de la cultura guarani residentes en esta ciudad para difundir la rica cultura de la República del Paraguay. Entre los objetivos se encuentran: 1. Generar una imagen diferente de la que los brasileños tienen del país (entre otras ideas de que piensan que Paraguay se reduce a Ciudad del Este). 2. Fortalecer la identidad cultural del paraguayo y de sus desendientes residentes en el Brasil a través de la difusión permanente de la Cultura Guaraní resaltando siempre el idioma Guaraní. 3. Proporcionar espacios y contactos para los profesionales de las diferentes modalidades artísticas, dándoles la posibilidad de acceder al rico circuito cultural brasileño y a
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s