Os paraguaios poderão votar em guarani pela primeira vez na história

Fonte: Agência EFE, 06 de março de 2015. Tradução nossa.

Link: http://mexico.servidornoticias.com/187_america/2987237_los-paraguayos-podran-votar-en-guarani-por-primera-vez-en-la-historia.html

elecciones PY guaraní

Asunción, 6 de março (EFE).- Os paraguaios poderão votar pela primeia vez em sua história em idioma guarani, língua oficial do país ao lado do espanhol, após um convênio alcançado pelo Governo para as próximas eleições municipais de novembro, informou hoje à EFE a Secretaria de Políticas Linguísticas (SPL).

Miguel Verón, diretor de Planejamento Linguístico da SPL, indicou que o convênio de cooperação, assinado entre a titular dessa instituição, Ladislaa Alcaraz, e o presidente do Tribunal Superior de Justiça Eleitoral (TSJE), Jaime Bestard, constitui um “marco histórico” para a democracia paraguaia e para a normalização do guarani.

“Ajudará que os eleitores votem em seu idioma e ajudará na democratização do país”, disse Verón.

O acordo implica que a SPL se encarregue de traduzir as cédulas de votação ao guarani, assim como os documentos que serão empregados pelos funcionários do TSJE nas eleições de novembro e nas posteriores.

Por sua vez, Bestard disse em um comunicado que “o mais fantástico é seguir trabalhando no aprofundamento e na projeção, até que se alcance o nível científico do uso do guarani”.

Luis Meza, diretor de recursos eleitorais do TSJE, afirmou que este é o princípio de uma política dedicada para que o guarani esteja em todos os âmbitos do país.

“Estes são os primeiros avanços do material eleitoral bilíngue que empreenderemos de imediato nas eleições municipais deste ano. Queremos traduzir ao guarani toda a documentação da Justiça Eleitoral, mas inicialmente começaremos pela papelada que manusearão os eleitores e os membros de mesa”, disse Meza.

Meza acrescentou que o Governo paraguaio tem “muito para seguir construindo entre todos para que promova a Lei de Línguas e hierarquize o guarani, que é uma língua oficial desde 1992”.

A titular do TSJE, Ladislaa AAlcaraz, indicou que “o emprego oral e escrito do guarani é uma grande reivindicação, porque existe uma dívida histórica há cerca de quatro anos”.

“Existe um processo gradual para a implementação da Lei de Línguas do Paraguai, mas há esforços para concretizar esta política”, disse Alcaraz.

Mais de 90 por cento dos paraguaios são bilíngues, e 57 por cento da população só se comunica nessa língua pré-colombiana, segundo dados oficiais.

Além do Paraguai, o guarani é falado em algumas zonas de Argentina, Bolívia e Brasil.

Anúncios

Sobre paraguaiteete

O Núcleo Cultural Guarani “Paraguay Teete” nasceu em junho de 2009 em São Paulo, Brasil, da mão de admiradores da cultura guarani residentes nessa cidade para difundir a rica cultura da República do Paraguai. Dentre os principais objetivos do Núcleo, podemos destacar: 1. Gerar uma imagem diferente daquela que muitos brasileiros têm do país (como por exemplo, a ideia de que o Paraguai se reduz a Ciudad del Este) por meios de eventos culturais tais como apresentações de documentários, palestras, gastronomia, música e cursos. 2. Fortalecer a identidade cultural de paraguaios e descendentes residentes no Brasil por meio da difusão permanente da cultura e da língua Guarani. 3. Proporcionar espaços e contatos para os profissionais paraguaios das diferentes modalidades artísticas, dando-lhes a possibilidade de ter acesso ao rico circuito cultural brasileiro e, em contrapartida, oferecer a mesma oportunidade para brasileiros que queiram conhecer ou desfrutar da autêntica cultura paraguaia. 4. Defender a dignidade, a imagem e a história do Paraguai e dos seus descendentes perante situações discriminatórias, tratos pejorativos, piadas e chacotas que a mídia do Brasil vem produzindo constantemente. 5. Acionar a Polícia Federal contra criminoso que usam a internet para caluniar com comentários racistas que violem a Lei Nº 7.716/89: Art. 1° diz “Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. Assim como o Art. 20° que diz “Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. El Núcleo en castellano: El Núcleo Cultural Guaraní "Paraguay Teete" nació en junio de 2009 en la ciudad de São Paulo, Brasil, de la mano de admiradores de la cultura guarani residentes en esta ciudad para difundir la rica cultura de la República del Paraguay. Entre los objetivos se encuentran: 1. Generar una imagen diferente de la que los brasileños tienen del país (entre otras ideas de que piensan que Paraguay se reduce a Ciudad del Este). 2. Fortalecer la identidad cultural del paraguayo y de sus desendientes residentes en el Brasil a través de la difusión permanente de la Cultura Guaraní resaltando siempre el idioma Guaraní. 3. Proporcionar espacios y contactos para los profesionales de las diferentes modalidades artísticas, dándoles la posibilidad de acceder al rico circuito cultural brasileño y a
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s