Paraguai devolverá sino “troféu de guerra” de um templo católico boliviano

O ato oficial de entrega será em 18 de abril nessa localidade do sul boliviano (ao norte do Paraguai), informou a jornalistas o intendente (prefeito) de Concepción, Alejandro Urbieta.

Fonte: La Razón (Bolívia), 27 de março de 2015. Tradução livre.

Link: http://www.la-razon.com/seguridad_nacional/Paraguay-devolvera-campana-catolico-boliviano_0_2241975865.html

Campana Chaco

Beneméritos da Guerra do Chaco em um ato público. Foto: Arquivo.

 

A municipalidade (prefeitura) de Concepción, 500 km ao norte, anunciou na sexta-feira (27/03) que a comunidade local devolverá em abril um sino da Igreja franciscana de Machareti, no departamento boliviano de Santa Cruz, trazida ao Paraguai como “troféu de guerra” durante o contencioso entre ambos os países de 1932 a 1935.

O ato oficial de entrega será em 18 de abril nessa localidade do sul boliviano (ao norte do Paraguai), informou a jornalistas o intendente (prefeito) de Concepción, Alejandro Urbieta.

“É o segundo sino. O primeiro já foi devolvido em 2007”, disse Urbieta.

Os soldados paraguaios que chegaram durante o contencioso bélico a Machareti, comunidade situada na chamada Cordilheira dos Chiriguanos, levaram quatro sinos.

“Dois deles ficaram em Concepción”, recordou o chefe comunitário, que revelou que iniciou pessoalmente os diálogos para a devolução do último sino.

O intendente disse ter recebido uma nota de um representante do governo boliviano, coronel Roger Centeno, encarregado de organizar o ato de recepção, na qual se felicita, em nome dessa população, o gesto.

“O anúncio da devolução deste sino da Igreja de Machareti a seu lugar original, por si só, constitui uma oferenda e um símbolo incontrastável da irmandade existente entre o Estado Plurinacional da Bolívia e a República do Paraguai”, escreveu.

Na guerra paraguaio-boliviana, registraram-se cerca de 100.000 mortos.

Anúncios

Sobre paraguaiteete

O Núcleo Cultural Guarani “Paraguay Teete” nasceu em junho de 2009 em São Paulo, Brasil, da mão de admiradores da cultura guarani residentes nessa cidade para difundir a rica cultura da República do Paraguai. Dentre os principais objetivos do Núcleo, podemos destacar: 1. Gerar uma imagem diferente daquela que muitos brasileiros têm do país (como por exemplo, a ideia de que o Paraguai se reduz a Ciudad del Este) por meios de eventos culturais tais como apresentações de documentários, palestras, gastronomia, música e cursos. 2. Fortalecer a identidade cultural de paraguaios e descendentes residentes no Brasil por meio da difusão permanente da cultura e da língua Guarani. 3. Proporcionar espaços e contatos para os profissionais paraguaios das diferentes modalidades artísticas, dando-lhes a possibilidade de ter acesso ao rico circuito cultural brasileiro e, em contrapartida, oferecer a mesma oportunidade para brasileiros que queiram conhecer ou desfrutar da autêntica cultura paraguaia. 4. Defender a dignidade, a imagem e a história do Paraguai e dos seus descendentes perante situações discriminatórias, tratos pejorativos, piadas e chacotas que a mídia do Brasil vem produzindo constantemente. 5. Acionar a Polícia Federal contra criminoso que usam a internet para caluniar com comentários racistas que violem a Lei Nº 7.716/89: Art. 1° diz “Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. Assim como o Art. 20° que diz “Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. El Núcleo en castellano: El Núcleo Cultural Guaraní "Paraguay Teete" nació en junio de 2009 en la ciudad de São Paulo, Brasil, de la mano de admiradores de la cultura guarani residentes en esta ciudad para difundir la rica cultura de la República del Paraguay. Entre los objetivos se encuentran: 1. Generar una imagen diferente de la que los brasileños tienen del país (entre otras ideas de que piensan que Paraguay se reduce a Ciudad del Este). 2. Fortalecer la identidad cultural del paraguayo y de sus desendientes residentes en el Brasil a través de la difusión permanente de la Cultura Guaraní resaltando siempre el idioma Guaraní. 3. Proporcionar espacios y contactos para los profesionales de las diferentes modalidades artísticas, dándoles la posibilidad de acceder al rico circuito cultural brasileño y a
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s