Papa Francisco doou uma casa às mulheres paraguaias

Fonte: Gabriela Báez (Extra Press, PY), 7 de maio de 2015. Tradução livre.

Link: http://www.extra.com.py/actualidad/papa-francisco-dono-una-casa-a-las-mujeres-paraguayas.html

05-papa

Miguel Acosta (esq.) contou que, além da casa e dos 3.000 pesos, o Papa presenteou os paraguaios com uma Bíblia em guarani.

A graciosa casa, de antiga arquitetura, está localizada na rua Bogotá, número 327, no bairro de Caballito, em Buenos Aires. O imóvel pertencia anteriormente aos jesuítas argentinos, e nela viveu o papa Francisco quando desempenhava a função de provincial da congregação.

“Ele dormia no sótão, com os caseiros. Também chegou a se refugiar ali muitos exilados da ditadura de Stroessner, entre eles, o padre Oliva”, contou Miguel Acosta, coordenador da pastoral paraguaia em Buenos Aires.

Nobre gesto

Já na década de 1970, Bergoglio doou a casa às mulheres paraguaias que iam trabalhar na cidade. Ele apresentou um documento expondo que a propriedade passava a pertencer à Conferência Episcopal Paraguaia (CEP), explicou Miguel.

“Ele estava muito preocupado com a mulher paraguaia naquela época. Muitas trabalhavam como empregadas domésticas, e nos finais de semana não tinham onde ficar, por isso lhes presenteou esta casa”, comentou. Inclusive, dispôs que duas religiosas acompanhassem as compatriotas.

O grande afeto do Papa em relação às compatriotas, contudo, havia se originado já durante sua infância, quando uma paraguaia trabalhava como doméstica em sua casa, segundo o monsenhor Gabriel Escobar, bispo chaquenho encarregado dos migrantes.

Atualmente, o imóvel é utilizado pela Equipe Pastoral Paraguaia na Argentina (EPPA), cujos membros amparam as mulheres, os missioneiros e os estudantes que viajam a Buenos Aires.

Antes de viajar a Roma para participar do conclave, em que foi eleito Papa, Bergoglio depositou na conta da EPPA 3.000 pesos [cerca de R$ 1.150,00 na época]. “Nós não sabíamos de nada. Ele nos mandou uma carta dizendo que lhe desculpássemos porque era muito pouco o que pôde dar; mas, para nós, foi histórico. Nunca usamos esse dinheiro; sempre o guardamos como uma segurança”, indicou o compatriota Miguel.

Como é a casa?

A casa doada pelo Papa às mulheres paraguaias é ampla: de cor cinza por fora e branca por dentro. Na entrada, tem uma escada que leva à sala de reuniões, onde se encontra a imagem da Virgem de Caacupé. Também conta com uma cozinha, uma biblioteca e um escritório. No segundo piso, encontram-se os quartos onde se hospedam as trabalhadoras, os missioneiros e os estudantes. Mais acima está o sótão, onde costumava dormir o Papa.

Anúncios

Sobre paraguaiteete

O Núcleo Cultural Guarani “Paraguay Teete” nasceu em junho de 2009 em São Paulo, Brasil, da mão de admiradores da cultura guarani residentes nessa cidade para difundir a rica cultura da República do Paraguai. Dentre os principais objetivos do Núcleo, podemos destacar: 1. Gerar uma imagem diferente daquela que muitos brasileiros têm do país (como por exemplo, a ideia de que o Paraguai se reduz a Ciudad del Este) por meios de eventos culturais tais como apresentações de documentários, palestras, gastronomia, música e cursos. 2. Fortalecer a identidade cultural de paraguaios e descendentes residentes no Brasil por meio da difusão permanente da cultura e da língua Guarani. 3. Proporcionar espaços e contatos para os profissionais paraguaios das diferentes modalidades artísticas, dando-lhes a possibilidade de ter acesso ao rico circuito cultural brasileiro e, em contrapartida, oferecer a mesma oportunidade para brasileiros que queiram conhecer ou desfrutar da autêntica cultura paraguaia. 4. Defender a dignidade, a imagem e a história do Paraguai e dos seus descendentes perante situações discriminatórias, tratos pejorativos, piadas e chacotas que a mídia do Brasil vem produzindo constantemente. 5. Acionar a Polícia Federal contra criminoso que usam a internet para caluniar com comentários racistas que violem a Lei Nº 7.716/89: Art. 1° diz “Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. Assim como o Art. 20° que diz “Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. El Núcleo en castellano: El Núcleo Cultural Guaraní "Paraguay Teete" nació en junio de 2009 en la ciudad de São Paulo, Brasil, de la mano de admiradores de la cultura guarani residentes en esta ciudad para difundir la rica cultura de la República del Paraguay. Entre los objetivos se encuentran: 1. Generar una imagen diferente de la que los brasileños tienen del país (entre otras ideas de que piensan que Paraguay se reduce a Ciudad del Este). 2. Fortalecer la identidad cultural del paraguayo y de sus desendientes residentes en el Brasil a través de la difusión permanente de la Cultura Guaraní resaltando siempre el idioma Guaraní. 3. Proporcionar espacios y contactos para los profesionales de las diferentes modalidades artísticas, dándoles la posibilidad de acceder al rico circuito cultural brasileño y a
Esse post foi publicado em Uncategorized e marcado , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s