Paraguaio celebra 55 anos de pintura em São Paulo

Com entrada gratuita, obras do artista paraguaio podem ser vistas entre 7 de maio e 7 de junho 

Com entrada gratuita, obras do artista paraguaio podem ser vistas entre 7 de maio e 7 de junho em Pinheiros – SP

O paraguaio Ramón Cáceres, com estudos nas áreas de artes visuais e canto em Assunção, chegou a São Paulo no início dos anos 70. Aos poucos foi atraído pela  pintura de configuração construtivista, que impressionou o diretor do MASP, P. M. Bardi, o qual programou uma individual de sua obra no museu, em 1984, assinando o texto introdutório do catalogo.

Ramón Cáceres

Ramón Cáceres

Dentre os artistas originários do construtivismo como um todo e do concretismo em particular, no Brasil, Ramon Cáceres ocupa um lugar especial por sua sensibilidade refinada e por sua notável qualidade de harmonização de formas, cores e ritmos na superfície plana.

Ramón Cáceres ocupa no Brasil um lugar especial por sua sensibilidade refinada e por sua notável qualidade de harmonização de formas, cores e ritmos na superfície plana. Curadoria do crítico de arte Enock Sacramento.

Ramón Cáceres ocupa no Brasil um lugar especial por sua sensibilidade refinada e por sua notável qualidade de harmonização de formas, cores e ritmos na superfície plana. Curadoria do crítico de arte Enock Sacramento.

Com curadoria do crítico de arte Enock Sacramento, esta exposição ocorre em comemoração aos 55 anos de atividade do artista e do centenário de nascimento do crítico Theón Spanudis, que se comemora no dia 30 de maio.

Spanudis foi um dos mais importantes críticos ativos no Brasil na segunda metade do Século XX, contribuindo de forma decisiva para o reconhecimento da obra de Alfredo Volpi, da qual foi o principal colecionador. Sua última crítica foi dedicada à obra de Ramón Cáceres, ditada para Bárbara Spanudis no leito do hospital, do qual só saiu para o sepultamento.

Ramón Cáceres, muito querido pela sua comunidade, os paraguaios residentes em SP

Ramón Cáceres, muito querido pela sua comunidade, os paraguaios residentes em SP

Quando: De 7 de maio a 7 de junho

Horário: Das 8h às 18h

Preço: Grátis

Classificação: Livre

Local: Praça Victor Civita | Rua Sumidouro, 580, Pinheiros

Informações: (11) 3031-3689 ou www.pracavictorcivita.org.br

Anúncios

Sobre paraguaiteete

O Núcleo Cultural Guarani “Paraguay Teete” nasceu em junho de 2009 em São Paulo, Brasil, da mão de admiradores da cultura guarani residentes nessa cidade para difundir a rica cultura da República do Paraguai. Dentre os principais objetivos do Núcleo, podemos destacar: 1. Gerar uma imagem diferente daquela que muitos brasileiros têm do país (como por exemplo, a ideia de que o Paraguai se reduz a Ciudad del Este) por meios de eventos culturais tais como apresentações de documentários, palestras, gastronomia, música e cursos. 2. Fortalecer a identidade cultural de paraguaios e descendentes residentes no Brasil por meio da difusão permanente da cultura e da língua Guarani. 3. Proporcionar espaços e contatos para os profissionais paraguaios das diferentes modalidades artísticas, dando-lhes a possibilidade de ter acesso ao rico circuito cultural brasileiro e, em contrapartida, oferecer a mesma oportunidade para brasileiros que queiram conhecer ou desfrutar da autêntica cultura paraguaia. 4. Defender a dignidade, a imagem e a história do Paraguai e dos seus descendentes perante situações discriminatórias, tratos pejorativos, piadas e chacotas que a mídia do Brasil vem produzindo constantemente. 5. Acionar a Polícia Federal contra criminoso que usam a internet para caluniar com comentários racistas que violem a Lei Nº 7.716/89: Art. 1° diz “Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. Assim como o Art. 20° que diz “Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. El Núcleo en castellano: El Núcleo Cultural Guaraní "Paraguay Teete" nació en junio de 2009 en la ciudad de São Paulo, Brasil, de la mano de admiradores de la cultura guarani residentes en esta ciudad para difundir la rica cultura de la República del Paraguay. Entre los objetivos se encuentran: 1. Generar una imagen diferente de la que los brasileños tienen del país (entre otras ideas de que piensan que Paraguay se reduce a Ciudad del Este). 2. Fortalecer la identidad cultural del paraguayo y de sus desendientes residentes en el Brasil a través de la difusión permanente de la Cultura Guaraní resaltando siempre el idioma Guaraní. 3. Proporcionar espacios y contactos para los profesionales de las diferentes modalidades artísticas, dándoles la posibilidad de acceder al rico circuito cultural brasileño y a
Esse post foi publicado em Cultura, Prensa / Imprensa e marcado , , , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s