O Núcleo

O Núcleo Cultural Guarani Paraguai Teete­ – Paraguai Verdadeiro -, nasceu em junho de de 2009 na cidade de São Paulo, Brasil, por iniciativa de paraguaios e paraguaiodescendentes. Queremos que este espaço sirva para dar visibilidade à imagem positiva do Paraguai e da comunidade paraguaia radicada neste país, assim como denunciar a discriminação existente e os estigmas propagados pela mídia contra a nação paraguaia.

Fazemos um apelo a todos que participarem deste intercâmbio de ideias que sejam educados e não pratiquem ofensas, tanto contra os paraguaios como contra os brasileiros, na hora da emitir suas opiniões. Nós defendemos a preservação e o cultivo da harmonia entre paraguaios e brasileiros.

Veja a seguir alguns de nossos objetivos.

1. Gerar uma imagem diferente daquela que muitos brasileiros têm do país (como por exemplo, a ideia de que o Paraguai se reduz a Ciudad del Este) por meios de eventos culturais tais como apresentações de documentários, palestras, gastronomia, música e cursos.

2. Fortalecer a identidade cultural de paraguaios e descendentes residentes no Brasil por meio da difusão permanente da cultura e da língua Guarani.

3. Proporcionar espaços e contatos para os profissionais paraguaios das diferentes modalidades artísticas, dando-lhes a possibilidade de ter acesso ao rico circuito cultural brasileiro e, em contrapartida, oferecer a mesma oportunidade para brasileiros que queiram conhecer ou desfrutar da autêntica cultura paraguaia.

4. Defender a dignidade, a imagem e a história do Paraguai e dos seus descendentes perante situações discriminatórias, tratos pejorativos, piadas e chacotas que a mídia do Brasil vem produzindo constantemente.

5. Acionar a Polícia Federal contra criminoso que usam a internet para caluniar com comentários racistas que violem a  Lei Nº 7.716/89: Art. 1° diz “Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. Assim como o Art. 20° que diz “Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”.

Emails de contatos:

nucleoculturalguaraniparaguayteete@hotmail.com

paraguaiteete@gmail.com

ACTA DE FORMAÇÃO DO NÚCLEO CULTURAL GUARANÍ “PARAGUAY TEETE”

1. APOIAR E DIVULGAR A CULTURA PARAGUAIA EM TODAS SUAS MANIFESTAÇÕES.
2. SERVIR DE NEXO PARA ARTISTAS E PRODUÇÕES NACIONAIS.
3. ZELAR PELA IMAGEM DO PARAGUAI PERANTE A SOCIEDADE DO BRASIL.
4. BUSCAR A INTEGRAÇÃO CULTURAL ENTRE O BRASIL E O PARAGUAI.
5. DIVULGAR E APOIAR A DIFUSÃO/TRANSMISSÃO E O CONHECIMENTO DO IDIOMA GUARANI.
6. CONSEGUIR, ATRAVÉS DOS EVENTOS ORGANIZADOS PELO NUCLEO, DEBATES E INTERCÂMBIOS DE OPINIÕES PARA GERAR REFLEXÕES.
7. CHEGAR ÀS COMUNIDADES PARAGUAIAS RESIDENTES EM SÃO PAULO, FACILITANDO O ACESSO ÀS DIFERENTES EXPRESSÕES CULTURAIS DO PARAGUAI, DE TAL MANEIRA QUE POSSA SER DEFENDIDA A IDENTIDADE PARAGUAIA E A APROXIMAÇÃO ÀS PRÓPRIAS RAÍZES.
8. CRIAR A CASA DA CULTURA PARAGUAIA EM SÃO PAULO, ONDE POSSAM SER OFERECIDAS ATIVIDADES ARTÍSTICAS E POPULARES DO PARAGUAI.
9. OFERECER AO PÚBLICO, LIVROS DE ATORES PARAGUAIOS.
10. ESTABELECER RELAÇÕES DE INTERCÂMBIO DE EXPERIÊNCIAS, IDÉIAS, ATIVIDADES ENTRE COMUNIDADES PARAGUAIAS RESIDENTES EM DIVERSAS PARTES DO MUNDO, COMO COMUNIDADES DE PARAGUAIOS NA ARGENTINA E NOS ESTADOS UNIDOS.
11. TRABALHAR EM PROL DA IMAGEM DO PARAGUAI ATRAVÉS DA DIVULGAÇÃO DA CULTURA, ESPECIALMENTE COM A IMPRENSA BRASILEIRA, VISTO QUE ALGUNS VEÍCULOS DO BRASIL, PROPAGAM “PIADAS” OU FRASES PEJORATIVAS REFERENTES AO PARAGUAI E AOS SEUS CIDADÃOS.
12. MONITORAR TODA E QUALQUER TIPO DE EXPRESSÃO PEJORATIVA E DE CONTEÚDO DE DISCRIMINAÇÃO DE RAÇA OU ORIGEM DIVULGADOS NOS VEÍCULOS DE COMUNICAÇÃO.
13.EM CASO DE CONSTATAR ALGUMA SITUAÇÃO COMO A MENCIONADA ACIMA, PROCURAR UM ADVOGADO.

Castellano: ACTA DE FORMACIÓN NÚCLEO CULTURAL GUARANÍ “PARAGUAY TEETE”

1. Apoyar y difundir la cultura paraguaya en todas sus expresiones
2. Servir de nexo para artistas y producciones nacionales
3. Cuidar la buena imagen de Paraguay ante la sociedad brasileña
4. Buscar la integración cultural entre Brasil y Paraguay
5. Divulgar y apoyar a la difusión y conocimiento del idioma guaraní..
6. Lograr a través de los eventos organizados por el Núcleo debates e intercambios de opiniones para generar reflexiones.
7. Llegar a las comunidades paraguayas residentes en São Paulo, facilitándoles el acceso a las diferentes expresiones culturales del Paraguay de tal forma a lograr la defensa de la identidad paraguaya y el acercamiento a sus propias raíces.
8. Crear la Casa de la Cultura Paraguaya en São Paulo donde se pueda ofrecer actividades artísticas y populares del Paraguay.
9. Ofrecer al público libros de actores paraguayos.
10. Entablar relaciones de intercambio de experiencia, ideas, actividades entre comunidades paraguayas residentes en diferentes partes del mundo como las comunidades de paraguayos de la Argentina y de los EE UU…
11. Trabajar en pro de la imagen del Paraguay a través de la difusión de la cultura especialmente con la prensa brasileña ya que muchos medios de este pais, difunden chistes o frases de mal gusto referentes al país y los ciudadanos paraguayos.
12. Monitorear todo tipo de expresiones peyorativas o con contenido de discriminación de raza u origen difundidos por los medios de comunicación.
13. En caso de constatar alguna situación como la mencionaa mas arriba, acudir a los oficios de un abogado

Anúncios

35 respostas para O Núcleo

  1. Prezados, retificamos a notíca e colocamos uma nota de apreço aos paraguaios emai suam no´tiica nopvamente comeste conteúdo.

    Vejam em:

    http://www.futevolei.com.br/noticia/86not.html

    e http://www.futevolei.com.br/noticia/84not.html

    Não houve nenhuma intenção depreciativa. Acreditamos que a interpretação de vocês foi errada, posto que justamente falávamos que era uma autêntica e valorosa vitória, mas, de todos os modos, retificmos para elimnar qulque rpossibilidade de desentendimento e manifestar nosso apreço por todos os paraguaios.

  2. Eladio disse:

    Onde posso comprar Terere? Estou em Sao Paulo e estou com visitas paraguayas.

    • paraguaiteete disse:

      Boa tarde! voce precisa exatamente que? Se fosse comprar a erva mate paraguaia pode ligar ao 11.3361-8897
      Agora, se precissa termo, guampa e bombilha, eu posso comprar e levar para voce. Neste momento me encontro no Paraguai. Aguardo aviso.

  3. Elisa disse:

    Boa noite! Sou filha de Paraguaio, sou de Foz e atualmente moro em SP. Admiro muito o povo paraguaio. Acho um povo muito simpático e simples. Eu gostaria de saber se há restaurantes com comida típica do Paraguai em SP. Parabéns pelo trabalho do PARAGUAY TEETE!!!
    ELISA MEZA

  4. paraguaiteete disse:

    Oi Elisa! infelizmente em São Paulo não existe restaurante paraguaio. Faz muita falta!!
    Nós estamos no FB: http://www.facebook.com/paraguay.teete
    No dia 26 de maio haverá festa paraguaia em Valinhos.no Country Club de Valinhos,
    Saludos!

  5. Fábio Ribeiro de Sousa disse:

    Boa tarde amigos,

    sou brasileiro, moro no Rio de Janeiro e sou um grande interessado pela História do Paraguai.

    Faço mestrado na UFRJ e gostaria de saber se podem me indicar alguns espaços onde poderia encontrar informações sobre o cinema paraguaio.

    Meu e-mail: fabio2101@bol.com.br

    Muito obrigado!

    Abraços!

  6. paraguaiteete disse:

    Oi Fabio! já mandei email para algumas pessoas que são referências no cinema paraguaio.
    Também procure ler em http://www.google.com.py sobre historia del cine en Paraguay.
    Aquí un exemplo: Los 111 años del cine en Paraguay (Parte 1)
    http://www.abc.com.py/articulos/los-111-anos-del-cine-en-paraguay-parte-1-205212.html
    Industria del cine paraguayo despegó con fuerza en 2012
    http://www.ultimahora.com/notas/588240-Industria-del-cine-paraguayo-despego-con-fuerza–en-2012

  7. Claudio disse:

    Onde assitir o jogo do olimpia em SP? Alguma sugestão?

  8. Wagner disse:

    Estou decidido.
    Quero ser paraguaio. Quero cidadania paraguaia. Estou apaixonado pela rica cultura deste povo cuja voz martela sobre os insensíveis ouvidos das elites tanto de lá quanto de cá.
    Sou brasileiro de nascimento, filho de mãe negra brasileira e de pai branco brasileiro. Nasci na Bahia. Os negros brasileiros são tidos como cidadãos de segunda classe, se bem que esta visão lentamente está mudando (felizmente!). Não podemos dizer o mesmo quanto ao tratamento pejorativo dispensado aos cidadãos paraguaios. Nesta situação solidarizo-me com o povo paraguaio que há séculos são vitimados pela crueldade tanto das “heróicas guerras” de que tanto o Exército Brasileiro se gaba, quanto pela discriminação promovida pelo meios televisivos brasileiros.
    Digam-me então como devo proceder para me juntar à luta de vocês. Eu falo castellano o qual aprendi com amigos argentinos (sim, também em meu coração cabem argentinos quem são tão bons tão maus quanto os brasileiro – o caráter das pessoas não muda conformo o lugar onde se vive).
    Recuerden que sal de nuestra tierra contiene un poco de las lágrimas y de la sangre del pueblo paraguayo. Gracias

    • paraguaiteete disse:

      Oi Wagner! obrigado pela mensagem. Na verdade a gente faz este trabalho para despertar as conciencias das pessoas e procurar mostrar nosso Paraguay aos irmãos brasileiros. Vc pode colaborar denunciando os tratos peyorativos que a mídia em geral faz sobre nossa nacionalidade como também pode ayudar a divulgar este blog a seus conhecidos, universidades, colegios, escolas, etc.
      Junte-se a nóis no FB: https://www.facebook.com/paraguay.teete
      Abraços!

  9. Pr Adauto disse:

    En Bom Retiro acojemos toda la comunidad de hispanos, ustedes son bien venidos
    y esperamos su visita a nuestras reuniones a los domingos en la calle dos italianos,851
    Culto de hispanos. Bendiciones

  10. Eloah Cunha disse:

    Preciso com urgência do endereço de contato com o consulado paraguaio em Cuiabá/MT. Muchas Gracias. Nhuairá.

  11. Ana Violeta Ferreira de Almeida Delgado disse:

    Olá, meu pai é paraguaio e minha mãe brasileira. Faz muito tempo que não vou ao Paraguai e sinto falta de comer a SOPA PARAGUAIA, dentre outras coisas. Alguém sabe me informar onde encontro HARINA DE MAIZ para comprar aqui em SP ou região?
    Obrigada!

  12. Olá, sou mestiço filho de pai paraguayo e mãe brasileira. Tenho uma Contabilidade em São Paulo e ficaria feliz em dar um suporte diferenciado e direcionados para meus meio irmãos parsguayos. Também gostaria de saber aonde posso ir em festas paraguayas em São Paulo. (11- 2713-6250)

  13. Olá sou um residente paraguaio a 5 anos no Brasil (São Paulo ) gostaria de saber como participar dos eventos realizados e assim ficar al tanto de todos obrigado christian

    • paraguaiteete disse:

      Olá, Christian,

      No que concerne aos eventos relacionados à cultura paraguaia no Brasil, o trabalho do Paraguai Teete é muito mais o de divulgá-los do que o de propriamente organizá-los. Assim, buscamos através do blog (e, porventura, do Facebook) divulgar os eventos sobre os quais temos conhecimento, de modo que você pode ficar sabendo deles ao acompanhar nosso blog periodicamente. Em nossas postagens, costumamos detalhar como funciona para participar de cada evento divulgado. Em São Paulo, por exemplo, é provável que se organize uma festa ao tereré no final desse mês (fevereiro/2015), algo que, se for confirmado, será divulgado por nós.

      Estamos à disposição para qualquer coisa que precise.

      Obrigado por nos acompanhar. Um grande abraço!

    • LEANDRO disse:

      OLÁ NAVEGANDO POR AQUI ME INTERESSEI MUITO PELO ASSUNTO SOU FILHO DE PARAGUAIA E TB GOSTARIA MUITO DE PARTICIPAR DE EVENTOS AQUI EM SP….

  14. Cassio Pereira disse:

    Hola, tanto tiempo amigos de Paraguay Teete!
    N. A., você tem que ver este vídeo!

    Um abraço e espero seu contato por email!

  15. Ricardo disse:

    Boa tarde amigo.
    Estou aqui para pedir um favor ,minha esposa e paraguaia e tem o vicio do terere que também eu mesmo me viciei.
    Gostaria de saber onde posso comprar a Yerva mate pois comprava para ela no Bom retiro SP, mais as pessoas do lugar me atendem mal e desagradável isso .Gostaria por favor se você tiver um lugar que eu possa ir comprar a yerva mate para minha esposa e também coquito rosquitas e poroto ela sente muita falta.Desde já agradeço
    Obrigado.

    • paraguaiteete disse:

      Boa tarde Ricardo! infelizmente só nesse mercado tem esses produtos…também os motoristas dos ónibus que fazem viagem de Sao Paulo-Asunción podem trazer para vcs sempre que vc peça para eles pessoalmente. A dona desse local no Bom Retiro é paraguaia, tente falar com ela diretamente.

  16. Elizabete Mello disse:

    Admiro profundamente o povo paraguaio. Povo honesto, trabalhador e amigo. Fico feliz em saber que existe essa comunidade aqui em Sampa! Parabens!

  17. Maria del Carmem Aquino disse:

    Gostaria de saber se no Rio de Janeiro existe algum restaurante de comida paraguaia, realmente seria muito bom se existisse.

  18. Maria del Carmem Aquino disse:

    Gostaria de saber se existe no Rio de Janeiro restaurante de comida paraguaia

  19. Shirley Aceval Pereira disse:

    Sou filha de paraguayos e gostaria de saber se há algum lugar onde possa encontrar chipa.

  20. Federico disse:

    Buenos dias!
    Alguien sabe si existe algun supermercado donde se puedan encontrar productos paraguayos?

  21. Brenda Carolina disse:

    Olá, boa noite. Encontrei o site de vocês fazendo uma pesquisa sobre o Paraguai, e ele foi bem útil. Minha escola todo ano no mês de junho faz um evento e o tema desse ano será ”As fronteiras do Brasil”. Minha turma do 1° ano do Ensino Médio ficou com o Paraguai e teremos que apresentar com uma dança explicando a cultura desse país. Mas estamos encontrando um grande problema, pois na internet colhemos poucas informações. Observei que vocês são um site especializado nesse país, portanto, vocês considerariam a hipótese de me dar algumas dicas? Sobre qualquer coisa, já seria uma grande ajuda. Como cantores mais famosos, de rock, pop, suas principais comemorações, e etc.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s