Tradições

Tradições paraguaias: A CHIPA é PARAGUAIA.

A Chipa é paraguaia.

A Chipa é paraguaia.

A Chipa é um biscoito tradicional de origem paraguaio e que faz parte da rica culinaria da República do Paraguai. Ela é semelhante ao pão de queijo mineiro, porém com consistência e sabor próprio. A chipa paraguaia é um salgado de amido de mandioca com muito “queijo Paraguai”, um pão tradicional que pode ser servido o dia todo, como parte do café da manhã, almoço, jantar e na hora do chá. É um produto paraguaio tradicional passado de uma geração a outra. Mas a chipa não é apenas vendida nas ruas: transformou-se em uma indústria no país de 6,3 milhões de habitantes. É um alimento artesanal que hoje em dia é exportado para Espanha e Estados Unidos. Leia também: 100 chiperías son el puntal económico en Eusebio Ayala http://www.ultimahora.com/notas/454224-100-chiperias-son-el-puntal-economico-en-Eusebio-Ayala 

O fato de ter se tornado popular no estado de Mato Grosso do Sul faz parte da história: o estado já foi parte do Paraguai antes da Guerra da Triplice Aliança, e logo após, recebeu muitos imigrantes paraguaios que hoje em dia conformam uma grande colonia paraguaia fora do Paraguai. A chipa é um pãozinho tradicional, muito consumido pelo povo paraguaio.

Tradições paraguaias: O TERERÉ é PARAGUAIO.

Tereré, bebida nacional do Paraguay.

Tereré, bebida nacional do Paraguay.


O tereré é a bebida nacional do Paraguai, uma bebida que é tão típica quanto a língua guarani. A origem do tereré remonta a Guerra do Chaco (entre Paraguai e Bolívia, 1932-1935) quando as tropas começaram a beber mate frio para não acender fogos que denunciariam sua posição. No Brasil, o tereré foi trazido pelos paraguaios, que entraram pelo país através do estado do Mato Grosso do Sul e depois se espalhou para outras partes do mesmo. Todo ciclo brasileiro da erva-mate do tereré teve início na cidade de Ponta Porã, que faz fronteira com Pedro Juan Caballero, cidade paraguaia, depois expandiu-se para outras cidades e estados.

O tereré, é um refresco que ajuda a preservar o convívio entre familiares e amigos. É servido frio ou gelado, e consumido sempre, não apenas nos dias quentes. Muitas ervas são usadas para fazer o tradicional tereré paraguaio, sendo as mais comuns a menta’i (hortelã), kapi’i katî, erva de santa lúcia, kokú, cedrón Paraguay, cedrón kapií, cola de caballo (rabo de cavalo) e burrito (burrinho).

No Paraguai, existem varias indústrias que processam a Ilex Paraguariensis, no mercado existem 42 marcas oficialmente registradas, de ahí resultam 60 produtos de diferentes marcas como: KURUPY, CAMPESINO, PAJARITO, LA RUBIA, INDEGA, COLÓN, ect.  

O Paraguai exporta anualmente 618.374 quilos de erva mate para países como o Japão, Brasil, Líbano, Estados Unidos, Chile, Síria, Alemanha, Canadá, Bolívia, Espanha, China, Coreia do Sul, Croácia, Israel, Suécia, Taiwan e Uruguai.

Tradições paraguaias: 1 de agosto a população bebe CARRULIM, também prepara o TERERÉ com 7 herbas medicinais para espantar mau agouros,  doençãs e até a morte. Assista o vídeo feito no mercado da cidade de Pedro Juan Caballero, Dpto. de Amambay, fronteira com o Brasil.

Radio CBN de FOZ DE IGUAÇU: Paraguaios espantam o “mau agouro” da chegada de agosto.

Considerado o período mais azarado do ano na tradição popular, o mês de agosto foi recebido nesta segunda-feira, no Paraguai, com as tradicionais doses de Carrulim, bebida feita à base de álcool, arruda e limão, especial para espantar o “mau olhado”. A tradição, fruto da mistura entre costumes guaranis e dos colonizadores espanhóis, pode ser vista nas esquinas das principais cidades do país, com vendedores ambulantes oferecendo a “mágica bebida”, a preços populares, para que todos tenham acesso. Íntegra da notícia no áudio abaixo. Guilherme Wojciechowski | CBN Foz http://www.cbnfoz.com.br/2011/08/01/paraguaios-espantam-o-mau-agouro-da-chegada-de-agosto

Video oficial do Bicentenário – “Quienes somos”

 

Bicentenario Paraguay “Tunel del tiempo”

 

Bicentenário do Paraguai (14 e 15 de Maio 2011)

Vídeo chamado “Independencia y Vida” producido por “Bruno Masi” (1 parte)

Vídeo oficial sobre o turismo no Paraguai – SENATUR

English version: This is a video of the National Secretary of Tourism of Paraguay (www.senatur.gov.py) produced by Bruno Masi Centro de Comunicación (www.brunomasi.tv). I did the voice over.

Em Espanhol: Vídeo feito pela SENATUR

Conheça o Pantanal Paraguaio (Chaco Paraguaio, fronteira com a Bolívia e o Brasil)

Ong GUYRA PARAGUAI falando sobre o Pantanal Paraguaio

Saltos del Monday, conheça esta maravilha que fica perto de Cidade del Este

Publicidade em guaraní

Publicidade sobre Paraguai

Publicidade Paraguai Banco Itaú falado em lingua  guarani

Anúncios

13 respostas para Tradições

  1. Jéssika disse:

    amei muitissimo esse site, pois sou nascida no brasil mas meus parentes são paraguaios e infelizmente não tive a sorte de aprender guarani e toda cultura paraguaia ,pero quando me vou ao Paraguay me sinto muito feliz por saber q tambem faço parte dessa gente …
    e o preconceito é muito forte ,…

  2. acheii muito interesante,adoreii.
    to ate com vontade de passar as verias no paraguai….

  3. antonio vega disse:

    felicitaciones por esta pagina, soy paraguayo pero considero a brasil un pais muy querido, soy profesor de portugués en asunción.
    sin ánimo de ser negativo, eso que dicen que el tereré nació en la guerra del chaco, creo yo que no es cierto, el terere debe ser mucho más antiguo, la investigación histórica es un pasatiempo que tengo, ví mapas de la región fronteriza entre py y brasil de 1896 en un libro del italiano guido boggiani, está marcado un río llamado tereré, y en el lado brasileno. gracias por el espacio.
    antonio vega

    br

    b

  4. Maciel disse:

    Olá pessoal.

    Sou fã do Tereré, tradição paraguaia. Moro em São Paulo capital e não sei onde encontrar ervas de qualidade.

    Poderiam por favor me indicar algum endereço?

    Gracias!

  5. Luz Bella C.de Correa. disse:

    Adoro mi pais por eso que voy a presentar con mucho orgullo en 7 de setiembre en un desfile
    estudiantil haremos lo mejor con mi grupo de alunos aqui desde Pará Norte del Brasil ciudad
    Novo Progresso Paraguay en mi corazón. Te amo Paraguay!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!.

    Prof: Luz Bella Centurion.

  6. Marcos Limoli disse:

    INFELIZMENTE !
    Houve uma guerra.
    Entretanto, sou filho de estrangeiros. { Nasc. Brazil }
    ADORO O POVO & CULTURA PARAGUAYA.
    Lealmente.
    Marcos Limoli { Linkedin }

  7. Daneila disse:

    oi…adorei tudo sobre o Paraguai….as danças são lindas..vamos fazer uma festa Missionaria e ficamos com Paraguai…vamos fazer a dança…sera que teria como me explicar sobre as garrafas na cabeça….

  8. juliano ortiz disse:

    boa tarde, presiso saber como faço para comprar burrito de grande quantidade.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s