Dia do Povo Paraguaio é celebrado em Dourados MS

Legenda: Homenagem ao povo paraguaio realizada na Câmara foi proposta pelo vereador Elias Ishy

A Câmara de Vereadores de Dourados promoveu na sexta-feira (11) uma sessão solene para homenagear o Dia do Povo Paraguaio, comemorado nesta segunda-feira (14) em todo o Mato Grosso do Sul. O objetivo, segundo o vereador Elias Ishy (PT), que propôs a homenagem, é celebrar a interação cultural existente entre brasileiros e paraguaios, sobretudo no Estado.

“Estamos num momento bastante positivo na relação entre os países da América Latina, especialmente com o Paraguai”, afirmou Ishy ao fazer uso da tribuna. “A população de Dourados é constituída por uma imensa riqueza de diversidade cultural, principalmente por termos essa interação, porque onde tem o povo paraguaio tem alegria, tem vida”, ponderou.

A sessão solene proposta por Ishy contou com a presença da consulesa do Paraguai em Campo Grande, Elisa Aguayo, e teve homenagens a 17 membros da colônia paraguaia no município (Adenir Cardoso Antunes, Aleixo Fróes, Delcia Rodrigues Saldivar, Elisa Cristaldo Ghiraldelli, Estevão Ojeda, Eunice Benites Ortiz, José Aguileo Sanabria, Julio Benites Silva, Luciano Ortiz Medeiros, Margarida Ximenes, Maria Célia Aguilera Pedroso, Maria Gaudiozo, Maria Leonor Ovando Morel, Maria Primitiva Ramos Chimenez, Ramão Espinosa, Sipriana Roberti de Perez e Vicenta Irene Cantero).

Para José Aguileo Sanabria, que falou em nome dos demais homenageados, o evento realizado no Legislativo douradense comprova o valor das relações entre os dois países vizinhos. “Isso aqui demonstra o quanto é importante o nosso povo para o desenvolvimento de nosso Estado e país”, afirmou. “Hoje, essas tradições estão enraizadas em nossa cultura fronteiriça. É muito importante essa miscigenação de cultura, porque a gente se sente em casa”.

Dados da Colônia Paraguaia indicam que ao menos 50 mil moradores de Dourados têm origem no país vizinho. Em todo o Estado, esse número salta para 300 mil. O vice-presidente da colônia, Elizeu Cristaldo, comemorou a celebração em homenagem ao dia do povo paraguaio. “Nós da colônia paraguaia não poderíamos deixar essa data passar em branco”, avalia. “Temos que homenagear todos os paraguaios que se sacrificaram nos ervais e valorizá-los pelo trabalho e pelo sofrimento que tanto contribuíram para o desenvolvimento desta terra”.

O Dia do Povo Paraguaio é celebrado hoje em todo o Mato Grosso do Sul. A data foi instituída por meio da Lei Estadual nº 2.235, de 29 de maio de 2001. Ela coincide, propositalmente, com a comemoração da independência do Paraguai, ocorrida em 1811.

Fonte: http://www.camaradourados.ms.gov.br/noticias/camara/ler/dia-do-povo-paraguaio–celebrado-na-cmara-de-dourados#c

Representante da Colônia Paraguaia agradece Câmara por homenagem

 

Aleixo Froes é descendente de Paraguaios

Aleixo Froes é descendente de Paraguaios. Filho de mãe Paraguaia e pai brasileiro, nasceu em Porto Murtinho em 1955. Atualmente com 57 anos, vive em Dourados, é funcionário do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul. Aleixo foi homenageado na Câmara de Vereadores durante a sessão solene em homenagem ao povo paraguaio. Na entrevista a seguir, você conhece um pouco mais deste brasileiro, que viveu no Paraguai e hoje exalta a amizade entre os dois países. “Com muito orgulho conversarei sobre esse acontecimento com meus pais e parentes Paraguaios. Sem dúvida será um grande acontecimento na minha vida”, diz, sobre a homenagem.

Conte um pouco da sua história e da sua vida nos dois países, Brasil e Paraguai?

Sou brasileiro, nascido no município de Porto Murtinho – MS, filho de mãe Paraguaia e de pai brasileiro. Morei com meus pais até aos 18 anos no lugar denominado “Ilha Formosa”, onde meus pais trabalhavam na roça. Nesse lugar que é ribeirinho, onde passa o “Rio Paraguai” (Rio este que divide o Brasil e o Paraguai), não tinha colégio para as crianças que ali viviam. Só tinha colégio do outro lado do Rio, lado Paraguaio, num povoado chamado “Ilha San Alberto”, onde eu e meus três irmãos mais velhos estudamos por alguns períodos. Estudei no Paraguai por quatro (04) anos, dos 8 aos 12 anos de idade. Só tenho boas lembranças da Escola que estudei, da professora e dos colegas da época que tinham minha idade. Depois passei a estudar na cidade de Porto Murtinho, onde concluí o segundo grau.

O que mais gosta no Brasil?

De tudo, pois aqui estudei e trabalho. Morei em Porto Murtinho até janeiro de 1.993, quando vim para esta linda cidade. Tenho um filho e três filhas, duas netas e três netos, todos morando aqui em Dourados. Todos os filhos casados e trabalham aqui.

O que acha da relação entre Brasileiros e Paraguaios?

Creio que de uns 50 anos para cá melhorou muito, principalmente nas fronteiras. Com o Mercosul ainda melhorou mais.

Como se sente recebendo a homenagem da Câmara de Vereadores?

Essa homenagem que a Câmara de Vereadores daqui de Dourados está fazendo ao Dia do Povo Paraguaio de Mato Grosso do Sul é uma demonstração do respeito e consideração pelo Povo Paraguaio. Me sinto muito honrado e privilegiado por ter sido escolhido para também receber homenagens da Casa Paraguaia daqui de Dourados, pois sou descendente Paraguaio e com muito orgulho conversarei sobre esse acontecimento com meus pais e parentes Paraguaios. Sem dúvida será um grande acontecimento na vida.

Como o senhor avalia o trabalho da Câmara de Vereadores pela Comunidade Paraguaia?
Trabalho muito bom. Tenho acompanhado o trabalho do Vereador Elias Ishy (PT) junto à casa Paraguaia. Sempre ajudando e participando ativamente das atividades da Casa.

Anúncios

Sobre paraguaiteete

O Núcleo Cultural Guarani “Paraguay Teete” nasceu em junho de 2009 em São Paulo, Brasil, da mão de admiradores da cultura guarani residentes nessa cidade para difundir a rica cultura da República do Paraguai. Dentre os principais objetivos do Núcleo, podemos destacar: 1. Gerar uma imagem diferente daquela que muitos brasileiros têm do país (como por exemplo, a ideia de que o Paraguai se reduz a Ciudad del Este) por meios de eventos culturais tais como apresentações de documentários, palestras, gastronomia, música e cursos. 2. Fortalecer a identidade cultural de paraguaios e descendentes residentes no Brasil por meio da difusão permanente da cultura e da língua Guarani. 3. Proporcionar espaços e contatos para os profissionais paraguaios das diferentes modalidades artísticas, dando-lhes a possibilidade de ter acesso ao rico circuito cultural brasileiro e, em contrapartida, oferecer a mesma oportunidade para brasileiros que queiram conhecer ou desfrutar da autêntica cultura paraguaia. 4. Defender a dignidade, a imagem e a história do Paraguai e dos seus descendentes perante situações discriminatórias, tratos pejorativos, piadas e chacotas que a mídia do Brasil vem produzindo constantemente. 5. Acionar a Polícia Federal contra criminoso que usam a internet para caluniar com comentários racistas que violem a Lei Nº 7.716/89: Art. 1° diz “Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. Assim como o Art. 20° que diz “Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. El Núcleo en castellano: El Núcleo Cultural Guaraní "Paraguay Teete" nació en junio de 2009 en la ciudad de São Paulo, Brasil, de la mano de admiradores de la cultura guarani residentes en esta ciudad para difundir la rica cultura de la República del Paraguay. Entre los objetivos se encuentran: 1. Generar una imagen diferente de la que los brasileños tienen del país (entre otras ideas de que piensan que Paraguay se reduce a Ciudad del Este). 2. Fortalecer la identidad cultural del paraguayo y de sus desendientes residentes en el Brasil a través de la difusión permanente de la Cultura Guaraní resaltando siempre el idioma Guaraní. 3. Proporcionar espacios y contactos para los profesionales de las diferentes modalidades artísticas, dándoles la posibilidad de acceder al rico circuito cultural brasileño y a
Esse post foi publicado em Prensa / Imprensa e marcado , , , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

2 respostas para Dia do Povo Paraguaio é celebrado em Dourados MS

  1. Me resultó especialmente útil. Espero novedades. Gracias.

  2. Pingback: Colônia Paraguaia comemora 40 anos em Campo Grande – MS | PARAGUAY TEETE

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s