O artista paraguaio que mora na fronteira do Paraguai com o Brasil

1454954_10201332566381538_1987766715_n
Julio César Alvarez Sosa

“O artista plástico Julio César Alvarez cria o mundo através da imaginação e dá confiança ao leitor, que pode se sentir à vontade para equilibrá-lo, reorganizá-lo, em sequência, em ritmo, na forma ou no significado. Suas formas ganham ritmo quando oscilam entre o humano e o animal, criando a ambiguidade necessária ao estabelecimento do jogo que se reforça pela seleção do suporte”, diz a Dra. Maria Adelia Menegazzo, crítica de Arte e Teoria Literária da Universidade Federal de Mato Grosso do Sul, Campo Grande.

Obra utilizada pelo Dpto. of Modern Lenguages de la Setón Hill University de USA. Acrilico sobre tela de 1X1 mts.

Obra utilizada pelo Dpto. of Modern Lenguages de la Setón Hill University de USA. Acrilico sobre tela de 1X1 mts.

Informações biográficas do artista, retiradas de seu site na internet:

– Nasceu em Asunción, Paraguai, em 1949.

– Estudou arte no centro de Estudos Brasileiros, de Asunción, com o célebre gravurista brasileiro Livio Abramo e com Olga Blinder de 1968 a 1972.

– Desde essa data até hoje se dedica à arte.

– Vive em Pedro Juan Caballero, Paraguai, na fronteira com o Brasil, onde é professor universitário.

– Ocupou vários cargos importantes em Campo Grande, Brasil, de 1988 a 1998.

– Chefe do Núcleo de Artes Visuais da Fundação de Cultura de Mato Grosso do Sul, Brasil.

– Diretor do Centro Cultural Octavio Guizzo.

– Diretor do Museu de Arte Contemporânea de Campo Grande (Mato Grosso do Sul), Brasil.

– Realizou várias exposições no Brasil, Paraguai, Argentina e Bolívia.

– Ganhou vários prêmios em salões de arte em 1982, 1984, 1986, 1987, 1988 e 1991.

– Lecionou vários cursos e conferências no Brasil e no Paraguai.

– É jurado de forma permanente no Salão de Inverno de Artes Plásticas de Bonito (Mato Grosso do Sul), Brasil.

– Ganhou o prêmio de “cidadão ilustre” do XII Departamento Amambay em 15 de agosto de 2007.

– Foi condecorado pela Universidade Católica por 40 anos de criação artística em junho de 2008.

– Ganhou o reconhecimento da Prefeitura Municipal de Ponta Porã, Brasil, por 40 anos de trabalho com a arte em julho de 2009.

Referências:

Pintura del Brasil de la década del 80 – Instituto Cultural Itaú – São Paulo, Brasil.

Atualmente mora na cidade de Pedro Juan Caballero, divisa com o Brasil onde comparte suas obras de arte com um exclusivo e charmoso restô onde ele mesmo é o cozinheiro. Vale a pena conhecer!

Endereço na internet: http://www.alvarezarte.com

Camion

Plato de Porcelana , formato irregular.

Plato de Porcelana , formato irregular.

1379374_10200793889516148_1836908285_n

557078_10200475328392319_776880662_n

534066_4737443920616_1618609567_n

Anúncios

Sobre paraguaiteete

O Núcleo Cultural Guarani “Paraguay Teete” nasceu em junho de 2009 em São Paulo, Brasil, da mão de admiradores da cultura guarani residentes nessa cidade para difundir a rica cultura da República do Paraguai. Dentre os principais objetivos do Núcleo, podemos destacar: 1. Gerar uma imagem diferente daquela que muitos brasileiros têm do país (como por exemplo, a ideia de que o Paraguai se reduz a Ciudad del Este) por meios de eventos culturais tais como apresentações de documentários, palestras, gastronomia, música e cursos. 2. Fortalecer a identidade cultural de paraguaios e descendentes residentes no Brasil por meio da difusão permanente da cultura e da língua Guarani. 3. Proporcionar espaços e contatos para os profissionais paraguaios das diferentes modalidades artísticas, dando-lhes a possibilidade de ter acesso ao rico circuito cultural brasileiro e, em contrapartida, oferecer a mesma oportunidade para brasileiros que queiram conhecer ou desfrutar da autêntica cultura paraguaia. 4. Defender a dignidade, a imagem e a história do Paraguai e dos seus descendentes perante situações discriminatórias, tratos pejorativos, piadas e chacotas que a mídia do Brasil vem produzindo constantemente. 5. Acionar a Polícia Federal contra criminoso que usam a internet para caluniar com comentários racistas que violem a Lei Nº 7.716/89: Art. 1° diz “Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. Assim como o Art. 20° que diz “Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. El Núcleo en castellano: El Núcleo Cultural Guaraní "Paraguay Teete" nació en junio de 2009 en la ciudad de São Paulo, Brasil, de la mano de admiradores de la cultura guarani residentes en esta ciudad para difundir la rica cultura de la República del Paraguay. Entre los objetivos se encuentran: 1. Generar una imagen diferente de la que los brasileños tienen del país (entre otras ideas de que piensan que Paraguay se reduce a Ciudad del Este). 2. Fortalecer la identidad cultural del paraguayo y de sus desendientes residentes en el Brasil a través de la difusión permanente de la Cultura Guaraní resaltando siempre el idioma Guaraní. 3. Proporcionar espacios y contactos para los profesionales de las diferentes modalidades artísticas, dándoles la posibilidad de acceder al rico circuito cultural brasileño y a
Esse post foi publicado em Prensa / Imprensa e marcado , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para O artista paraguaio que mora na fronteira do Paraguai com o Brasil

  1. Tácito Loureiro disse:

    Trata-se de um dos maiores pintores da chamada América do Sul. Vergonhosamente, pouco prestigiado no próprio país de origem. Fundou a Casa do Artesão, em Campo Grande-MS. Também, fundou o Museu de Arte Contemporânea de Mato Grosso do Sul – MARCO, na mesma cidade. Fez exposições em vários locais. Tomara que um dia o governo do Paraguai ofereça as condições para que o grande artista, antes que ele morra, possa fazer uma exposição em Asunción, a capital paraguaia.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s