Tereré causa curiosidade em portal dos EUA

Fonte: ABC Color (PY), 19 de setembro de 2013. Tradução livre.
Link: http://www.abc.com.py/nacionales/terere-causa-curiosidad-en-portal-de-eeuu-619599.html

O site de noticias estadunidense OZY ofereceu hoje um destaque especial ao tereré, bebida tradicional paraguaia, que causou curiosidade por suas peculiares características, principalmente pela intenção social que a rodeia, segundo a publicação.

tereré
Imagem de uma jarra de tereré. / Heber Carballo, ABC Color

O site http://www.ozy.com dá uma detalhada descrição do ritual do tereré, além de fazer uma demonstração de tudo o que foi escrito através de um vídeo, relatando as situações nas quais se consome, os elementos necessários e as altas temperaturas que justificam sua permanente vigência.

“No pequeno e mediterrâneo país, o Paraguai, onde as temperaturas rondam os 35ºC no verão e Às vezes chega aos 40ºC, o tereré aparece como a suprema opção de bebida nacional”, inicia a publicação.

Diferente de uma simples infusão, o tereré não deve ser tomado ligeiramente, destaca o texto, referindo-se à conotação social que tem a bebida. “A bebida envolve em sentido de comunidade e amizade”, expõe.

Logo, explica-se a correta pronúncia da palavra e o famoso “equipamento de tereré”, que é composto de cuia, bomba e garrafa térmica. Evidenciando uma exaustiva investigação, ressalta-se que no campo é comum substituir a garrafa térmica por uma jarra ou uma lata.

“É raro encontrar um paraguaio longe de seu equipamento de tereré”, indica a publicação no início de um dos parágrafos. Outra curiosidade destacada é o fato de que se consome a bebida em uma roda de amigos ou familiares, na qual o mais jovem é o “cevador”.

“Todas as pessoas no círculo usam a mesma bomba, mas cada pessoa consome toda a bebida de uma vez, compartilhando as ferramentas, mas não o líquido”, expressa em outra parte.

Finalmente deixa um endereço onde as pessoas que residem na Califórnia, Estados Unidos, podem fazer um pedido para ter tereré engarrafado e provar a experiência.

Vídeo (em inglês): 74683516

Laura

480041_147328598738789_133153226_n

Anúncios

Sobre paraguaiteete

O Núcleo Cultural Guarani “Paraguay Teete” nasceu em junho de 2009 em São Paulo, Brasil, da mão de admiradores da cultura guarani residentes nessa cidade para difundir a rica cultura da República do Paraguai. Dentre os principais objetivos do Núcleo, podemos destacar: 1. Gerar uma imagem diferente daquela que muitos brasileiros têm do país (como por exemplo, a ideia de que o Paraguai se reduz a Ciudad del Este) por meios de eventos culturais tais como apresentações de documentários, palestras, gastronomia, música e cursos. 2. Fortalecer a identidade cultural de paraguaios e descendentes residentes no Brasil por meio da difusão permanente da cultura e da língua Guarani. 3. Proporcionar espaços e contatos para os profissionais paraguaios das diferentes modalidades artísticas, dando-lhes a possibilidade de ter acesso ao rico circuito cultural brasileiro e, em contrapartida, oferecer a mesma oportunidade para brasileiros que queiram conhecer ou desfrutar da autêntica cultura paraguaia. 4. Defender a dignidade, a imagem e a história do Paraguai e dos seus descendentes perante situações discriminatórias, tratos pejorativos, piadas e chacotas que a mídia do Brasil vem produzindo constantemente. 5. Acionar a Polícia Federal contra criminoso que usam a internet para caluniar com comentários racistas que violem a Lei Nº 7.716/89: Art. 1° diz “Serão punidos, na forma desta Lei, os crimes resultantes de discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. Assim como o Art. 20° que diz “Praticar, induzir ou incitar a discriminação ou preconceito de raça, cor, etnia, religião ou procedência nacional”. El Núcleo en castellano: El Núcleo Cultural Guaraní "Paraguay Teete" nació en junio de 2009 en la ciudad de São Paulo, Brasil, de la mano de admiradores de la cultura guarani residentes en esta ciudad para difundir la rica cultura de la República del Paraguay. Entre los objetivos se encuentran: 1. Generar una imagen diferente de la que los brasileños tienen del país (entre otras ideas de que piensan que Paraguay se reduce a Ciudad del Este). 2. Fortalecer la identidad cultural del paraguayo y de sus desendientes residentes en el Brasil a través de la difusión permanente de la Cultura Guaraní resaltando siempre el idioma Guaraní. 3. Proporcionar espacios y contactos para los profesionales de las diferentes modalidades artísticas, dándoles la posibilidad de acceder al rico circuito cultural brasileño y a
Esse post foi publicado em Prensa / Imprensa e marcado , , , , , , , , , , , . Guardar link permanente.

Uma resposta para Tereré causa curiosidade em portal dos EUA

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s